Este evento já ocorreu

O que é um workshop?

É um formato de atividade vivencial, no qual a prática é a personagem principal. Dividos em grupos, os participantes têm a missão de propor soluções criativas para algum problema. Eles devem elaborar um projeto e apresentá-lo aos avaliadores. O formato dessa apresentação é o pitch, que consiste em uma explicação breve e resumida da ideia do grupo.

Como será o evento?

O workshop Unisinos Desafia vai gerar soluções criativas e inovadoras para problemas do mundo atual. Cada grupo deverá desenvolver sua ideia sobre o tema escolhido na inscrição. Serão cinco temas baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O evento será uma experiência única, na qual os participantes irão elaborar seus projetos com o apoio de profissionais de empresas e instituições reconhecidas.

Quais serão os temas?

Cada participante deverá escolher um dos cinco temas abaixo no momento da inscrição. O assunto selecionado norteará o problema a ser solucionado no workshop.

Desafio: Construir novas realidade urbanas a partir de parcerias globais.

Desafio: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade.

Desafio: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas.

Desafio: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

Desafio: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza.

Quem pode participar?

Alunos da Unisinos de todos os níveis acadêmicos e de todas as modalidades.

Credenciamento, organização dos grupos de trabalho e networking.
Abertura e apresentação do evento e do seu funcionamento.
Apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e dos parceiros e facilitadores de cada temática.
Apresentação aos grupos do desafio de cada temática, que será base para a proposição de soluções criativas.
Início dos trabalhos entre os grupos para a proposição de soluções para o desafio apresentado. Esse é um momento de ideação, modelagem e construção coletiva.
Os grupos apresentam as soluções desenvolvidas.
Esse é o momento de avaliação e debate entre os parceiros e facilitadores para a escolha dos grupos vencedores.

• sobrac
  • utfpr

Ficou com alguma dúvida? É só mandar para desafia@unisinos.br.