Evento Revolução 4.0, Inteligência Artificial e Internet das Coisas

No Instituto Humanitas Unisinos - IHU
São Leopoldo

Vídeo em destaque

Assista aos outros vídeos do evento acessando a Playlist do YouTube.

Confira as fotos do evento no Álbum do Facebook.

Programação - Parte 1

1. 19h30min Conferência – Apresentação e debate do livro A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab (SP: Edipro, 2016)
    []Conferencista: Prof. Dr. Cesar Sanson – UFRN

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Confira o material utilizado pelo conferencista

Programação - Parte 2

1. 19h30min Conferência – A evolução da internet das coisas e da inteligência artificial e seus impactos na sociedade
    Conferencista: A confirmar

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Cadernos

[] A Liberdade Vigiada: Sobre Privacidade, Anonimato e Vigilantismo com a Internet. Cadernos IHU Ideias Nº. 250. Autor: Pedro Antonio Dourado de Rezende.

[] O ser humano na Idade da Técnica. Caderno IHU Ideias Nº. 218. Autor: Umberto Galimberti.

[] A realidade complexa da tecnologia. Cadernos IHU Ideias Nº. 216. Autor: Alberto Cupani.

[] Sociedade tecnológica e a defesa do sujeito. Cadernos IHU Ideias Nº. 206. Autora: Karla Saraiva.

[] Nanotecnologia e criação de novos espaços e novas identidades. Cadernos IHU Ideias Nº. 139. Autora: Marise Borba da Silva.

[] Os direitos humanos e as nanotecnologias: em busca de marcos regulatórios. Cadernos IHU Ideias Nº. 123. Autor: Wilson Engelmann.

[] As nanotecnologias no ensino. Cadernos IHU Ideias Nº. 125. Autor: Solange Binotto Fagan.

[] Trabalho e subjetividade: da sociedade industrial à sociedade pós-industrial. Cadernos IHU Nº. 32. Autor: Cesar Sanson.

Revistas

[] A ‘uberização’ e as encruzilhadas do mundo do trabalho. Revista IHU On-Line Nº. 503.

[] As tecnociências e a modelagem da vida. Revista IHU On-Line Nº. 456.

[] Biologia sintética. O redesenho da vida e a criação de novas formas de existência . Revista IHU On-Line Nº. 429.

[] A organização do mundo do trabalho e a modelagem de novas subjetividades. Revista IHU On-Line Nº. 416.

[] Nanotecnologias: possibilidades incríveis e riscos altíssimos. Revista IHU On-Line Nº. 259.

Apresentação

A 4ª Revolução Industrial, que está em curso, tem em comum com as suas antecessoras o fato de existirem inovações tecnológicas que a impulsionam, tais como: inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, impressão em 3D, nanotecnologia, biotecnologia e armazenamento de energia. O que faz essa Revolução fundamentalmente diferente das anteriores é a fusão de tecnologias e a interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos. Além disso, ela se diferencia pela intensa velocidade e profundidade das mudanças que traz. Portanto, não basta apenas caracterizar essa Revolução, é preciso também refletir sobre os impactos dessas inovações disruptivas nas nações, sociedades, indústrias, trabalho e indivíduos.

Quais são os objetivos?

Objetivo geral:
Analisar as principais características da Revolução 4.0, da automação, da inteligência artificial, da internet das coisas, das comunicações e da energia, prospectando os avanços e refletindo sobre os impactos dessas tecnologias disruptivas nas nações, sociedades, indústrias e indivíduos.

Objetivos específicos:
- Caracterizar as atuais e futuras tecnologias disruptivas, especialmente as advindas da inteligência artificial, da automação, da manufatura digital, da internet das coisas, da energia e das comunicações e da impressão 3D.
- Evidenciar os impactos éticos, sociais, ambientais, econômicos, políticos e biopolíticos da Revolução 4.0.
- Problematizar possíveis respostas aos desafios e perspectivas da automação, da inteligência artificial, da internet das coisas, da energia e das comunicações e das tecnologias disruptivas suscitadas pela Revolução 4.0.

É destinado a quem?

Professores, acadêmicos, colaboradores da Unisinos e comunidade em geral.

Distribui certificado?

Os certificados do Revolução 4.0, Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Impactos no modo de produzir e viver
estarão disponíveis a partir de 18/11/2017 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
É imprescindível a assinatura na ata do evento para registrar a presença.

Dias de aula

Das 19h30min às 22h e das 17h30min às 19h