Perdas, Luto, Depressão e Cuidado Pastoral

• De 24/08/2018 a 26/08/2018

• CECREI - Centro de Espiritualidade Cristo ReiR. Regina Mundi, 333 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93020-280

Valor do evento entrar em contato com o CECREI - 51 3081.4200

Inscrições até 24/08/2018

Inscreva-se Agora

Apresentação

Neste curso será analisado e discutido o processo vivido pela pessoa que sofre a perda de um ente querido, de um objeto de estima ou de um sonho acalentado. A partir daí serão feitas propostas de como lidar com as perdas, vivenciando o luto necessário para não cair em depressão. Também serão feitas sugestões de como realizar o cuidado pastoral de pessoas que sofreram perdas significativas e estão lidando com elas em seus processos de luto.

Objetivos

Ajudar os participantes a compreender melhor as dificuldades que enfrentamos para aceitar as perdas como possibilidade de crescimento e amadurecimento.

Mostrar a relação que existe entre o vínculo, a separação, a perda e o luto.

Apresentar a importância da experiência do luto para evitar a depressão.

Mostrar e discutir formas de acolhimento e cuidado pastoral para ajudar pessoas que sofreram perdas a vivenciarem o luto de forma sadia.

Público

Pessoas que desejam crescer em seu relacionamento com Deus e compreender alguns entraves que experimentam nesta aventura espiritual.

Os certificados estarão disponíveis até 20 dias após o término do curso.

Dias de aula

3 dias
Sexta, sábado e domingo

Não há.

Associação Antônio Vieira - ASAV

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Instituto Humanitas Unisinos - IHU

CECREI - Centro de Espiritualidade Cristo Rei

De 24/08/2018 a 26/08/2018
Sexta, sábado e domingo
15h

Neste curso foi analisado e discutido o processo vivido pela pessoa que sofre a perda de um ente querido, de um objeto de estima ou de um sonho acalentado. Neste processo, entram em jogo a lembrança, consciente ou não, das perdas experimentadas desde o parto que ocorrem na infância, adolescência, juventude e idade adulta. Os participantes foram ajudados a compreender melhor as dificuldades que enfrentamos para aceitar as perdas como possibilidade de crescimento e amadurecimento. Foi mostrada a relação que existe entre o vínculo, a separação, a perda e o luto. Além da importância da experiência do luto para evitar a depressão. Finalmente, foram apresentadas e discutidas formas de acolhimento e cuidado pastoral para ajudar pessoas que sofreram perdas a vivenciarem o luto de forma sadia.

Foram tratados os seguintes temas neste curso:

1. Desafios da ajuda pastoral de pessoas enlutadas
2. Vínculo, separação, perda e luto
3. Atitudes comuns diante de perdas
4. Ajudando as pessoas a vivenciar o luto e a superar o desânimo
5. Escuta, presença empática e apoio emocional
6. Criando uma memória agradecida da pessoa falecida ou objeto amado e perdido
7. Reintegração à vida normal
8. Ajudas espirituais e pastorais recomendadas

Ministrante

Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves

Prof. Dr. Ignácio Neutzling

Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Valor do evento entrar em contato com o CECREI - 51 3081.4200