Pandemia e limites do capitalismo

Este evento já ocorreu

Apresentação

Pandemia e limites do capitalismo: Debates filosóficos sobre a situação atual e o "novo normal" pós-Covid-19
As capacidades produtivas, as riquezas materiais e os recursos científicos e técnicos disponíveis atualmente permitiriam, quando não a erradicação de pandemias virais, ao menos o controle e a mitigação de seus efeitos. Entretanto, uma tentativa de resposta coletiva e coordenada aos problemas colocados pela Covid-19 esbarra em uma organização econômica e social cujo fim é o lucro, acima da consideração pela vida e pela saúde humanas.
Contando com a participação de colegas filósofos e economistas, os debates organizados pelo GT Marx (ANPOF), apoiados pelo PPG de Filosofia UNISINOS e pelo PROF-Filo/UFMS, buscarão abordar essas contradições.
Algumas das questões a serem tratadas durante os encontros:
- em que medida a forma de organização econômica e social característica do capitalismo, acompanhada por fenômenos como globalização, desmatamento, concentração populacional nas cidades, desigualdades sociais, torna propício o surgimento - ou é responsável pelo agravamento - dos efeitos de doenças virais como a Covid-19?
- em que medida as rivalidades derivadas das formas de organização econômicas, jurídicas e políticas da propriedade privada dos meios de produção e dos Estados nacionais apresenta um impasse para a resolução de problemas que exigem uma resposta de escala global e coletiva?
- em que medida uma organização econômica pautada pela obtenção de lucro e acumulação de capital fracassa na satisfação de necessidades humanas elementares como de subsistência ou de acesso à saúde?

Quais são os objetivos?

- Promover o debate entre estudantes, pesquisadores e público geral sobre a situação pandêmica e o "novo normal" pós-Covid-19, indagando-se acerca da relação entre o capitalismo e o surgimento ou agravamento das contradições econômicas e sociais atuais.

É destinado a quem?

Aluno Graduação
Aluno Lato
Aluno Estrito
Funcionário
Egresso (Graduação, Lato, Estrito)
Público Geral
Outras IES

Distribui certificado?

Será fornecido certificado de participação a todos, mediante comprovação através do preenchimento do forms, disponibilizado no dia do evento.
Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias úteis, no portal
http://www.minha.unisinos.br acessando o menu Certificados.

Grupo de pesquisa Filosofia Política, Normatividade e Dialética
Grupo de Pesquisa Marx e a Filosofia Política

Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS