Pandemia e limites do capitalismo

Inscrições até 05/08/2020

Inscreva-se Agora

Apresentação

As capacidades produtivas, as riquezas materiais e os recursos científicos e técnicos disponíveis atualmente permitiriam, quando não a erradicação de pandemias virais, ao menos o controle e a mitigação de seus efeitos.

Entretanto, uma tentativa de resposta coletiva e coordenada aos problemas colocados pela Covid-19 esbarra em uma organização econômica e social cujo fim é o lucro, acima da consideração pela vida e pela saúde humanas.

Contando com a participação de colegas filósofos e economistas, os debates organizados pelo GT Marx (ANPOF), apoiados pelo PPG de Filosofia UNISINOS e pelo PROF-Filo/UFMS, buscarão abordar essas contradições.

Algumas das questões a serem tratadas durante os encontros:

- em que medida a forma de organização econômica e social característica do capitalismo, acompanhada por fenômenos como globalização, desmatamento, concentração populacional nas cidades, desigualdades sociais, torna propício o surgimento - ou é responsável pelo agravamento - dos efeitos de doenças virais como a Covid-19?

- em que medida as rivalidades derivadas das formas de organização econômicas, jurídicas e políticas da propriedade privada dos meios de produção e dos Estados nacionais apresenta um impasse para a resolução de problemas que exigem uma resposta de escala global e coletiva?

- em que medida uma organização econômica pautada pela obtenção de lucro e acumulação de capital fracassa na satisfação de necessidades humanas elementares como de subsistência ou de acesso à saúde?

Quais são os objetivos?

Promover o debate entre estudantes, pesquisadores e público geral sobre a situação pandêmica e o "novo normal" pós-Covid-19, indagando-se acerca da relação entre o capitalismo e o surgimento ou agravamento das contradições econômicas e sociais atuais.

É destinado a quem?

Aluno Graduação
Aluno Lato
Aluno Estrito
Egresso
Público Geral

Distribui certificado?

Online para todos os participantes.

Dias de aula

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS
Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo/UFMS)
GT "Marx e a Tradição Dialética" (Anpof)
Grupo de pesquisa Filosofia Política, Normatividade e Dialética
Grupo de Pesquisa Marx e a Filosofia Política

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS
Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo/UFMS)
GT "Marx e a Tradição Dialética" (Anpof)

Link do evento on-line via plataforma Teams

Abertura e mediação - Prof. Dra. Polyana Tidre (UNISINOS)

Conferência:

Marx e a potência nutritiva do capital

Prof. Dr. Jadir Antunes
Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), Mestrado em Filosofia (2002) e Doutorado em Filosofia (2005) pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas SP.
É Professor Associado da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - na Graduação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia. É integrante do GT Anpof Marx e a tradição dialética. Autor, com Hector Benoit, de O Problema da Crise Capitalista em O Capital de Marx (2016)
Debatedor: Prof. Dr. Ricardo Pereira de Melo (UFMS)

Link do evento on-line via plataforma Teams

Abertura e mediação - Prof. Dra. Polyana Tidre (UNISINOS)

Conferência:

Marx e a ciência

Prof. Dr. Mauro Castelo Branco de Moura
Licenciado em Filosofia (1980) pela Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM, Doutor em Filosofia (1997) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Professor Titular (aposentado, porém em atividade) do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é Coordenador do GT Marxismo da ANPOF, integra o Comitê Editorial da revista Crítica Marxista e participa, ademais, dos conselhos editoriais de diversas publicações. Foi pesquisador visitante na UNAM (2004), Cidade do México, e realizou estágio de pós-doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2007/2008), em Paris. Com dezenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior, suas áreas de interesse principais são: o pensamento de Karl Marx, filosofia da economia, filosofia da cultura, ética e epistemologia.
Debatedor: Prof. Dr. Ricardo Pereira de Melo (UFMS)

Ministrante

05 de Agosto de 2020 | 19h30 às 22h30

Prof. Dra. Polyana Tidre (UNISINOS)
Prof. Dr. Jadir Antunes
Prof. Dr. Ricardo Pereira de Melo (UFMS)

12 de Agosto de 2020 | 15h às 18h

Prof. Dra. Polyana Tidre (UNISINOS)
Prof. Dr. Mauro Castelo Branco de Moura
Prof. Dr. Ricardo Pereira de Melo (UFMS)

Polyana Tidre
Ricardo Pereira de Melo
Inácio Helfer

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.