Inscrições encerradas

02 a 15 de março: Jerusalém na época de Jesus

Introdução ao curso (02/03 a 08/03)

– Objetivos. Características gerais do curso oferecido na plataforma Moodle.
      – Apresentação de cada um(a) dos(as) participantes do curso.

Segunda Semana (09/03 a 15/03)

– Breve análise dos motivos de Jesus para estar em Jerusalém (Mc 11, 1-15,41).

16 de março a 29 de março: Agentes que operam nos últimos momentos da vida de Jesus

Primeira Semana (16/03 a 22/03)

– Preparativos dos agentes frente ao momento definitivo da entrega de Jesus (Mc 14, 1-16).
      – Destaque no preparativo simbólico da sepultura: unção (Mc 14, 3-9).

Segunda Semana (23/03 a 29/03)

– A opção fundamental de Jesus diante dos discípulos e do Pai (Mc 14, 17-42).

30 de março a 12 de abril: Julgamento e condenação de Jesus

Primeira Semana (30/03 a 05/04)

– A traição de Judas e o abandono dos discípulos (Mc 14, 43-14, 52).

Entrega de Judas.

Fuga dos discípulos.

Segunda Semana (06/04 a 12/04)

– Fracasso da causa de Jesus (Mc 14, 53-15, 33).

13 a 26 de abril: As mulheres junto à Cruz de Jesus e na Ressurreição

Primeira Semana (13/04 a 19/04)

– Presença das mulheres junto à Cruz de Jesus (Mc 15, 34-41).

Segunda Semana (20/04 a 26/04)

– A reação das mulheres que, diante da ressurreição, têm medo e não contam a ninguém o que viram (Mc 16, 1-8).

– O debate continua.

Apresentação

Este curso é um espaço interativo que oportuniza aos participantes um aprofundamento de sua fé e espiritualidade mediante o estudo e a reflexão sobre a narrativa da Paixão no Evangelho de Marcos.

Durante a Quaresma e o Tempo Pascal, aprofunda-se no estudo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus oferecida pela comunidade de Marcos.

A mulher tem um papel fundamental na narrativa da Paixão. A partir desta perspectiva, vamos analisar a presença da mulher em três momentos: a memória da Unção em Betânia; as mulheres como as únicas que ficam ao lado de Jesus na cruz; a reação das mulheres que, diante da ressurreição, têm medo e não contam a ninguém o que viram (Mc 16, 1-8).

Através da compreensão do contexto sociocultural e religioso dos textos evangélicos, vamos refletir sobre o significado da Palavra e a riqueza escondida nela. Diferentes textos, pinturas, músicas e poesias auxiliarão este aprofundamento na Paixão de Jesus.

O curso contém vários módulos, e em cada um deles é oferecido material para refletir, bem como orientações e momentos de encontro através do fórum e do chat.

Quais são os objetivos?

• Proporcionar uma compreensão dos textos bíblicos em seu contexto.
• Contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade para com a arte religiosa.
• Formar uma comunidade virtual para partilhar a fé, que ajude a descobrir os apelos dos/as irmãos/ãs e a presença de Deus no mundo em que vivemos.
• Auxiliar os/as participantes para um diálogo e compromisso com a Palavra, deixando-a iluminar sua realidade.

É destinado a quem?

Professores(as), agentes de pastoral, estudantes universitários(as) e comunidade em geral.

Distribui certificado?

Os certificados do EAD – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Uma análise da narrativa de Marcos estarão disponíveis a partir de 14/05/2018 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.

Dias de aula

Livre (4h semanais)