De 06/03/2017 a 30/04/2017
No Plataforma Moodle Unisinos

PRIMEIRO MÓDULO (06/03 a 19/03)

Jerusalém na época de Jesus

Introdução ao curso (06/03 a 12/03)

• Objetivos. Características gerais do curso oferecido na plataforma moodle. Apresentação de cada um/a dos/as participantes do curso.

Segunda Semana (13/03 a 19/03)

Breve análise dos motivos de Jesus para estar em Jerusalém (Mc 11, 1-15,41).

SEGUNDO MÓDULO (20/03 a 02/04)

Agentes que operam nos últimos momentos da vida de Jesus

Primeira Semana (20/03 a 27/03)

• Preparativos dos agentes frente ao momento definitivo da entrega de Jesus (Mc 14, 1-16). Destaque no preparativo simbólico da sepultura: unção (Mc 14, 3-9).

Segunda Semana (28/03 a 02/04)

• A opção fundamental de Jesus diante dos discípulos e do Pai (Mc 14, 17-42).

TERCEIRO MÓDULO (03/04 a 16/04)

Julgamento e condenação de Jesus

Primeira Semana (03/04 a 09/04)

• A traição de Judas e o abandono dos discípulos (Mc 14, 43-14, 52).
- Entrega de Judas.
- Fuga dos discípulos.

Segunda Semana (10/04 a 16/04)
• Fracasso da causa de Jesus (Mc 14, 53-15, 33).

QUARTO MÓDULO (17/04 a 30/04)

As mulheres junto à Cruz de Jesus e na Ressurreição

Primeira Semana (17/04 a 23/04)

• Presença das mulheres junto à Cruz de Jesus (Mc 15, 34-41).

Segunda Semana (24/04 a 30/04)

• A reação das mulheres que, diante da ressurreição, têm medo e não contam a ninguém o que viram (Mc 16, 1-8).
- O debate continua.

Ministrante

MS Ana Maria Casarotti Peirano

Prof. Dr. Inácio Neutzling - UNISINOS
MS Ana Maria Casarotti Peirano

Espiritualidade

Acesse o site do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e conheça a área de "Espiritualidade". Nela estão disponíveis os Comentários do Evangelho, Cursos de Espiritualidade, Orações Inter-Religiosas Ilustradas, Atendimento Espíritual" e Mártires e Vítimas da Humanidade.

Apresentação

Este curso é um espaço interativo que oportuniza aos participantes um aprofundamento de sua fé e espiritualidade mediante o estudo e a reflexão sobre a narrativa da Paixão no Evangelho de Marcos.

Durante a Quaresma e o Tempo Pascal, aprofunda-se no estudo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus oferecida pela comunidade de Marcos.

A mulher tem um papel fundamental na narrativa da Paixão. A partir desta perspectiva, vamos analisar a presença da mulher em três momentos: a memória da Unção em Betânia; as mulheres como as únicas que ficam ao lado de Jesus na cruz; a reação das mulheres que, diante da ressurreição, têm medo e não contam a ninguém o que viram (Mc 16, 1-8).

Através da compreensão do contexto sociocultural e religioso dos textos evangélicos, reflete-se sobre o significado da Palavra e a riqueza escondida nela. Diferentes textos, pinturas, músicas e poesias auxiliarão este aprofundamento na Paixão de Jesus.

O curso contém vários módulos, e em cada um deles é oferecido material para refletir, bem como orientações e momentos de encontro através do fórum e do chat.

• Proporcionar uma compreensão dos textos bíblicos em seu contexto.
• Contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade para com a arte religiosa.
• Formar uma comunidade virtual para partilhar a fé, que ajude a descobrir os apelos dos/as irmãos/ãs e a presença de Deus no mundo em que vivemos.
• Auxiliar os/as participantes para um diálogo e compromisso com a Palavra, deixando-a iluminar sua realidade.

Público-alvo

Professores(as), agentes de pastoral, estudantes universitários(as) e comunidade em geral.

Certificado?

Os certificados do evento Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Uma análise da narrativa de Marcos estarão disponíveis a partir de 30/05/2017 no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados.

Dias de aula

Livre 4h semanais