Evento Os Biomas Brasileiros e a Teia da Vida. 14ª Páscoa IHU

No Instituto Humanitas Unisinos - IHU
São Leopoldo

Vídeo em destaque

Assista aos outros vídeos do evento acessando a Playlist do YouTube.

Confira as fotos do evento no Álbum do Facebook.

Programação - Parte 1

1. 19h30min Conferência – Bioma pampa: gestão de recursos hídricos e conservação das águas. Desafios e possibilidades
    []Conferencista: Prof. Dr. Rafael Cabral Cruz – Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Programação - Parte 2

1. 19h30min Conferência – Impactos ambientais e contrassensos no pantanal brasileiro
    []Conferencista: Profa. Dra. Carolina Joana da Silva – Universidade do Estado do Mato Grosso – UEMT

Programação - Parte 3

1. 19h30min Conferência – Bioma Caatinga: biodiversidade, riquezas e fragilidades
    []Conferencista: MS Rodrigo Castro – Aliança da Caatinga e a Associação Caatinga

[] Biomas brasileiros e a teia da vida. Revista IHU On-Line n. 500

[] Áreas úmidas. Biodiversidade e equilíbrio ambiental. Revista IHU On-Line n. 433

[] Caatinga: um bioma exclusivamente brasileiro... e o mais frágil. Revista IHU On-Line n. 389

[] Cerrado. O pai das águas do Brasil e a cumeeira da América do Sul. Revista IHU On-Line n. 382

[] O Pantanal em alerta. Revista IHU On-Line n. 345

[] O Pampa e o monocultivo do eucalipto. Revista IHU On-Line n. 247

[] Amazônia. Verdades e Mitos. Revista IHU On-Line n. 211

[] Pampa. Silencioso e desconhecido. Revista IHU On-Line n. 190

[] Floresta de Araucária: uma teia ecológica complexa. Revista IHU On-Line n. 183

[] Sertão é do tamanho do mundo. 50 anos da obra de João Guimarães Rosa. Revista IHU On-Line n. 183

[] Clique Semi-árido!. Revista IHU On-Line n. 3

Apresentação

Anualmente o Instituto Humanitas Unisinos - IHU propõe por ocasião do período da Páscoa uma programação de atividades acadêmicas que envolve diálogos e debates sobre temas relevantes da atualidade. Já em sua 14ª edição, em 2017 essa programação terá como fio condutor o tema "Os Biomas Brasileiros: A Teia da Vida", tendo em vista estudar transdisciplinarmente os biomas brasileiros, considerando suas características, demandas e desafios atuais de proteção da sua megabiodiversidade, suas inter-relações, potencialidades, situações de riscos e sua importância para a vida no Planeta.

O tema "Biomas Brasileiros" será abordado ao longo de um Ciclo de Estudos, abrangendo diferentes áreas de conhecimento, em perspectiva transdisciplinar, agregando interesses especialmente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia e em Geologia, bem como das disciplinas e atividades acadêmicas voltadas para ética/bioética ambiental, ecologia e sustentabilidade.

A programação inclui: conferências sobre biomas brasileiros, em articulação com questões de biologia, ecologia, ecologia integral, ética ambiental, ecoteologia, mudanças climáticas; atividades artísticas e culturais; exibição de vídeos sobre os seis principais biomas brasileiros; ciclo de estudo em Educação à distância (EAD); publicação impressa e digital de um número especial da Revista IHU On-Line, de Cadernos IHU Ideias, Cadernos Teologia Pública, bem como publicação de entrevistas e notícias sobre o mesmo tema no site do IHU.

Geral
Analisar transdisciplinarmente os biomas brasileiros, considerando suas características, inter-relações, potencialidades, situações de riscos e sua importância para a vida no Planeta.

Específicos
Identificar as características dos biomas brasileiros e avaliar a importância da preservação e conservação de sua biodiversidade.

Estudar os vínculos e significados das interações entre populações, especialmente as originárias, e os diversos biomas, tendo como perspectiva o reconhecimento de direitos, o respeito às respectivas histórias e culturas, a relação de pertencimento a seus territórios e o reconhecimento de seus modos específicos de viver.

Debater impactos ambientais e socioeconômicos dos diferentes modelos de exploração de recursos naturais dos diversos biomas.

Prospectar meios de fomentar o cuidado e proteção de nossa biodiversidade e ecossistemas.

Debater sobre demandas e (in)viabilidades das políticas de preservação e conservação dos biomas brasileiros.

É destinado a quem?

Professores(as), pesquisadores(as), alunos(as), funcionários(as) da Universidade e interessados(as) em geral.

Certificado

Os certificados estarão disponíveis a partir de 10/07/2017 no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados.
É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

36 horas e 30 minutos

Prof. Dr. Victor Hugo Valiati – Unisinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos
Programa de Pós-graduação em Biologia – Unisinos
Programa de Pós-graduação em Geologia – Unisinos

Ciclo de estudos em EAD

De 24 de abril a 09 de junho de 2017 ocorre o 'Ciclo de Estudos em EAD: os Biomas Brasileiros e a Teia da Vida', a ser ministrado pelo Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – Unisinos.

Saiba mais sobre o ciclo e faça sua inscrição aqui.

Inscreva-se Agora
INSCRIÇÕES ATÉ 14/06/2017