NIETZSCHE E AS POTÊNCIAS VITAIS. REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Inscrições até 30/09/2020

Inscreva-se Agora

Apresentação

Diante da atual situação pandêmica que a humanidade, em seu todo, vive, urge a Filosofia apresentar pistas que possam apontar caminhos de superação. Com o evento da pandemia da Covid-19 não apenas assiste-se a um clima de suspense e medo pelas milhares vidas que são ceifadas, nem apenas a maneira forçada a que as pessoas são levadas a viver seu isolamento social, mas também a forma como que elas são levadas a ter que reinventar o quotidiano de suas vidas. Em diferentes tempos a humanidade viveu situações permeadas por guerras e epidemias, contudo, soma-se à atual situação a globalização, ou seja, os eventos vividos em um determinado local possuem ressonância mundial, como foi o evento atual, que iniciou com uma epidemia em uma localidade da China, tornando-se, pela força do movimento global, uma pandemia. Por essa razão, os desafios para a luta pela vida provenientes desse episódio são sem precedentes na história da humanidade.
O pensamento que se depreende dos escritos de Nietzsche constitui como um grande "ode" de afirmação da vida. A sua afirmação ocorre, de acordo com a reflexão nietzschiana, não penas na dimensão orgânica, pela descarga da força responsável pela ênfase instintual, mas também na afirmação psicológica, pela possibilidade de surgimento de tipos humanos singulares, e também na afirmação cultural, pela forma com que as diversas manifestações de força, próprias de um povo, se manifestam em liberdade e aristocracia de espírito. Por essa razão, a doença e degenerescência fisiológica tem como consequência principal a degenerescência da cultura. Ora, a pergunta que se apresenta é a de como transpor os umbrais da atual situação gerada pela pandemia para atingir o outro lado do abismo, o da superabundância e assenhoramento das forças. Em diversas passagens de seus escritos, Nietzsche encoraja o enfrentamento e o suportar do grande peso, ou seja, a afirmação da dor e do sofrimento ao invés da passividade gerada pela desânimo, tendo como fruto a letargia das forças.
Este evento tem o intuito de discutir, mediante a filosofia de Nietzsche, a situação da pandemia a fim de provocar um debate que resulte em pistas que possam frutificar em superação. Como se pode superar o desânimo e a exaustão, movidos pela doença, tendo como consequência ressonâncias na economia e, a fortiori, na cultura? Como o mega evento pandêmico pode ser encarado como desencadeador de forças que repercutam na grande saúde? Por mais contraditório que possa parecer, a pandemia não estaria escondendo oportunidades para o desencadeamento da sua superação?

Quais são os objetivos?

Pensar criticamente, mediante o pensamento de Nietzsche, os impactos fisiológicos, éticos e culturais provenientes da pandemia.
Analisar os impactos da disposição humana afirmativa sobre os obstáculos pandêmicos.
Discutir o alcance humano, político e cultural das medidas de controle social para conter a disseminação da doença.
Estudar a relação entre o paradoxo que se depreende entre doença e superação.
Discutir o alcance da ética afirmativa, que se depreende da filosofia de Nietzsche, para o enfretamento da pandemia.

É destinado a quem?

Aluno (ativo) Graduação
Aluno (ativo) Lato
Aluno (ativo) Estrito
Egresso (Graduação, Lato, Estrito)
Público Geral

Distribui certificado?

Será fornecido certificado para quem obtiver 75% de frequência.
Durante o evento será disponibilizado uma ata online para confirmação de presença.

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
PPG FILOSOFIA UNISINOS
UFPEL/PPG FILOSOFIA

DIA 28 DE STEMBRO DE 2020
19h às 22 h
Abertura: Prof. Dr Maura Cosini (Decana da Escola de Humanidades - Unisinos)
Prof. Dr Luiz Rohden (Coordenador do PPG Filosofia - Unisinos)
Conferência: A morte de Deus e a vida do capital. A (trans)valoração do homo economicus na pandemia. Prof. Dr Castor Bartolomé Ruiz (Unisinos)
Reflexões nietzschianas sobre a filosofia como forma de terapia. Prof. Dr. Adilson Felicio Feiler (Unisinos)
É possível pensar num 'médico do futuro' ? Considerações a partir do aforismo 83 de "O andarilho e sua sombra Prof. Dr. Ernani Chaves (UFPA)
Mediação: Prof. Dr. Marcia Junges (Unisinos)
Link da transmissão: https://bit.ly/2QggYut

DIA 29 DE SETEMBRO DE 2020
19h30min às 22 h30min
Conferência: Nietzsche e a experiência do cólera na Europa. Prof Dr. Luis Eduardo Rubira (UFPel)
A força das impotências vitais. Prof. Dr. Angelo Marinucci (UFPel)
El hombre como enfermedad. Profa. Dra. Mónica B. Cragnolini (Universidade de Buenos Aires - CONICET)
Mediação: Prof. Dr Adilson Felicio Feiler (Unisinos)
Link da transmissão: https://bit.ly/3hhFCH2

DIA 30 DE SETEMBRO DE 2020
19h30min às 22 h30min
Conferência:
Nietzsche: uma terapia possível para a doença do homem moderno. Prof. Dr. Clademir Araldi (UFPel)
Nietzsche: a importância dos diagnósticos. Profa. Dra. Adriana Delbó (UFG)
A afirmação da vida como superação frente à pandemia. Prof. Dr. Marcia Junges (Unisinos)
Mediação: Prof. Dr. Luís Eduardo Rubira (UFPel)
Link da transmissão: https://bit.ly/3l8MJ7d

Prof. Dr. Adilson Felicio Feiler
Prof. Dr Luis Eduardo Rubira (UFPel)
Profa. Dra. Marcia Rosane Junges (Unisinos)

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.