De 29/06/2016 a 30/06/2016
Campus São Leopoldo

Apresentação

Conferência e Painéis para socialização e debates resultados da pesquisa Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática juntamente com docentes de educação básica, gestores de sistemas e equipes diretivas de escolas públicas fortalecendo os vínculos entre a pós-graduação e os sistemas de ensino e lançamento de livros no âmbito do Projeto de Pesquisa

Quais são os objetivos?

• Integrar e ampliar as redes de pesquisa entre a graduação e os programas de Pós-Graduação de diferentes localidades do país. Assim como aproximar e fortalecer o diálogo entre pesquisadores, gestores de sistema/unidade escolares em busca de uma educação de melhor qualidade, fortalecendo os vínculos entre a pós-graduação e os sistemas de ensino.
• Socializar e debater resultados da pesquisa Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática juntamente com docentes de educação básica, gestores de sistemas e equipes diretivas de escolas públicas, fortalecendo os vínculos entre a pós-graduação e os sistemas de ensino.
• Realizar lançamento de livros no âmbito do Projeto de Pesquisa.

É destinado a quem?

Direções, coordenações pedagógicas de escolas e de sistemas de ensino, membros do Conselho Estadual de Educação do estado do RS, alunos da Graduação e pós-graduação (em especial pós-graduandos e membros das equipes de pesquisa dos subprojetos situados nos Programas de Pós-Graduação das Universidades: Unisinos, UPF/RS, URI/Frederico Westphalen/RS, UNESP/Marilia, Unioeste/Foz do Iguaçu) , secretários municipais de educação, membros de Fóruns Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação e Conselhos Escolares, representantes de Coordenadorias Regionais de Educação, Diretores de Escola, Supervisores, professores e pais, com representação de escolas públicas municipais, estaduais e estabelecimentos privados.

Distribui certificado?

Os participantes receberão certificado mediante a frequência em pelo menos 75% do evento.

Dias de aula

Quarta-feira: 8h às 12h e 13h às 19h
Quinta-feira: 8h30min às 12h e 13h às 19h30min

Apoio

Prefeitura Municipal de São Leopoldo - Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo
Curso de Pedagogia UNISINOS - Presencial e EAD
TV Unisinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-graduação em Educação
Mestrado Profissional em Gestão Educacional
Curso de Pedagogia UNISINOS - Presencial e EAD
Observatório de Educação Capes/INEP
CAPES/Proex
2ª Coordenadoria Regional de Educação - RS

29 de junho de 2016

8h às 9h - Credenciamento
9h às 9h15min - Mesa de abertura
Convidados: Pró-reitor Acadêmico, Secretário de Educação RS, Diretor UAPPG; Coordenadora PPG Educação - Maura Lopes; Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional - Flávia Obino Werle; Decano da Escola de Humanidades - Adriano Brito.
9h15min às 10h - Balanço da produção do Projeto Observatório da Educação Indicadores e Gestão Democrática.
Palestrante: Flávia Obino Werle

10h às 12h - Conferência de Abertura: Avaliação Institucional de escolas de educação básica em Portugal: Políticas, processos e práticas
Conferencista: Dr. Virgínio Isidro Martins Sá

13h às 15h: Painel 1 - Caminhos e descaminhos da evasão escolar
Coordenadora: Rosangela Fritsch
Panelistas: Orides Souza, Andréa Silva de Oliveira, Angela Thums, Katiusse Içara Alves, Josefina Maria Fonseca Coutinho, Wanda Helena Mondadori Duarte, Eliane Anderle Giongo, Miria Roos de Souza, Gislaine Andrade, Ricardo Vitelli.
15h às 15h15min - Coffee break
15h15min às 17h - Painel 2: Políticas e práticas de avaliações em larga escala
Coordenadora: Flávia Obino Werle
Painelistas: Carmen Maria Koetz, Tatiane de Fátima Kovalski Martins, Cristiane Roos, Janaina Franciscatto Audino.
17h às 19h - Exposição de Práticas Pedagógicas

30 de junho de 2016

8h30min às 10h30min - Painel 3: Avaliação e gestão da educação, um estudo de caso em Novo Hamburgo
Coordenadora: Berenice Corsetti
Painelistas: Angela Caroline Weber, Cristiane de Souza Rosa, Cristiano Enrique de Brum, Dênis Wagner Machado, Edson Leandro Hunoff Tavares, Ester Rosa Ribeiro, Henrique de Souza, Lenon Diero Rocha Faleiro, Márcia Cristina Furtado Ecoten, Regina Berneira de Brito Ayres, Sandra Maria Trierweiler Frapiccini, Silvana Maria Ramos Escosteguy e Verônica Ventorini Ferreira.
10h30min às 10h45min - Coffee break
10h45min às 12h - Painel 4: Políticas e indicadores de qualidade da educação
Coordenador: João Jorge
Painelistas: Valdecir Soligo, Rosimar Esquinsani,

13h às 15h: Painel 5: Políticas educacionais e embates na Educação Básica
Coordenadora: Edite Maria Sudbrack
Panelistas: Eliane Maria Cocco, Janaíne Souza Gazzola.
15h às 15h15min - Coffee break
15h15min às 17h - Painel 6: Políticas Públicas e Qualidade da Educação
Coordenadora: Flávia Obino Werle
Panelistas: Jesus Rosemar Borges, Sonia Maria Oliveira da Rosa, Moisés Waismann, Almir Paulo dos Santos.
17h às 19h: Lançamento e distribuições de Livros e Exposição de Práticas Pedagógicas
19h às 19h30min - Encerramento

Flávia Werle