Introdução aos Procedimentos de Geração de Dados para Pesquisas de Fala-em-Interação

Inscrições até 21/03/2019

Inscreva-se Agora

Apresentação

Esta oficina explora os principais procedimentos de geração de dados para estudos de fala-em-interação, amparando-se em alguns princípios do método etnográfico de pesquisa com base em Erickson (1984; 1989) e Malinowski (1922).

Quais são os objetivos?

Apresentar os principais procedimentos de geração de dados para pesquisas de fala-em-interação e possibilitar aos/às participantes um conhecimento mais prático por meio de relatos (de natureza etnográfica) concernentes a objetos de estudo de diferentes contextos sociais (escolar, acadêmico, policial, etc.)

Distribui certificado?

Certificado Online para todos os participantes (incluindo coordenação/ministrantes/apresentadores de trabalho/avaliadores)

Dias de aula

22 de Março 2019 - Sexta-feira
Sexta-feira, das 14h às 17h

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada - PPGLA
Núcleo de Estudos Avançados em Linguagem, Interação e Tecnologias - NEALIT

Programação

Parte 1: Contextualização acerca da geração de dados de pesquisas de fala-em-interação;

Parte 2: Apresentação dos principais procedimentos de geração de dados:
• Delimitação do campo;
• Inserção no ambiente a ser pesquisado;
• Acesso a fontes documentais;
• Materiais de gravação a serem utilizados: seleção, manuseio e posicionamento;
• Saídas a campo;
• Registro sistemático das saídas a campo: notas e diário de campo;
• Codificação e armazenamento dos dados gerados.

Parte 3: Relatos de caráter etnográfico concernentes a dados gerados em diferentes esferas sociais: acadêmica e educacional e policial.

Parte 4: Espaço destinado a perguntas, esclarecimento de dúvidas e/ou comentários.

Ministrante

Ana Cristina Ostermann
Paola Gabriela Konrad
Fernanda Andrioli
Leonardo Vescovi
Bruno Zanuz
Joana Restelli Ferla

Profª Drª Catia Fronza

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.