Valores para alunos e professores Unisinos

Inscrições até 30/04/2019

Inscreva-se Agora

Apresentação

O conceito de midiatização se amplia hoje nas pesquisas em diversos centros de investigação em comunicação na União Europeia, Estados Unidos, América Latina e Rússia. Juntamente com Argentina, França, Dinamarca e Alemanha, é possível considerar que os estudos em comunicação no Brasil, através do PPGCC-Unisinos, são um dos fundadores dessa perspectiva de pesquisa. Se observa também que em outros centros de reflexão vêm se desenvolvendo novas abordagens, instigantes, com um grau diferenciado em torno desse operador semântico, como cerne de operações cognitivas que passam a referenciar pesquisas no campo da comunicação.

A Midiatização, como objeto epistemológico do campo da comunicação, atinge um momento em que se transforma em uma linhagem de pesquisa (assim como outras linhagens conhecidas: estudos de recepção, cibercultura, economia política, semiótica, etc). A bibliografia internacional que referencia este projeto indica essas diversidade e atualidade. As origens dessa linhagem são variadas. Os conceitos em torno, as pesquisas empíricas e abordagens metodológicas, também. O Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais reúne essas as várias tendências teóricas e metodológicas em torno dessa linhagem de investigação. A importância dessa proposição está vinculada à busca de reflexão sobre o conceito de midiatização a partir das tensões entre perspectivas diversas, se propondo a refletir sobre esse "estado da arte" das pesquisas que versam sobre o tema, que dialogam e operam o a partir do conceito ou da processualidade envolvida.

A proposta tem como ponto de partida as interações dos interlocutores realizadas através de processos formativos (doutorados sanduiches e pós-doutorados), mobilidade (eventos realizados no Brasil e no exterior) e produção bibliográfica compartilhada com pesquisadores da Argentina, França, Canadá, Dinamarca, Portugal, Itália, entre outros países, conforme relatado no item histórico do evento.

Quais são os objetivos?

O objetivo central desta proposição é situar a pesquisa no Brasil como lugar de reflexão e de articulação entre duas epistemologias em construção em torno da midiatização como linhagem de pesquisa: de um lado, objetos, método e metodologias situadas no Sul, especialmente na Argentina e no Brasil e, de outro, no Norte (Inglaterra, Europa, Rússia, Canada, Estados Unidos, entre outros países).

Busca-se, assim, desregionalizar a pesquisa sobre midiatização e processos sociais, através de sinergias, trocas e reflexões compartilhadas e suplantar uma tendência em que o percurso epistemológico de algumas linhagens de pesquisa em comunicação é marcado por clivagens regionais (esse é o caso, por exemplo, das teorias de recepção e da economia política da comunicação, diferenciadas em epistemologias na América Latina e no Norte). Em termos de posicionamento nos processos de internacionalização do saber, tais clivagens muitas vezes acabam por favorecer baixa inserção nos circuitos internacionais de distribuição do saber, levando à propensão de retenção dos saberes em suas regiões de origem.

Esses objetivos podem ser desdobrados em especificidades: tensionar as hipóteses e construções conceituais em torno da midiatização e processos sociais desenvolvidas em múltiplas instituições e regionalidades; analisar a questão epistemológica a partir de comparações e analogias entre as ações de investigação dos pesquisadores envolvidos; fortalecer relações e a cooperação científica na área da comunicação em torno do tema "midiatização e processos sociais", dando, a esse processo, um espaço continuado de reflexões; estimular a construção desse objeto de pesquisa, oferecendo suas conclusões ao conjunto da área; contribuir para que teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica incorporem questões sobre a midiatização em suas configurações.

É destinado a quem?

Pesquisadores, professores, doutores e doutorandos, mestre e mestrandos, graduados e graduandos.

Distribui certificado?

O participante receberá o certificado de participação mediante a frequência mínima de 75% da carga horária total do evento.

Dias de aula

Segunda: 9h às 13h / 14h30 às 18h30min
Terça: 9h às 12h / 13h30 às 18hmin
Quarta: 9h às 12h / 13h30 às 18h
Quinta: 9h às 12h

Datas Importantes

Submissão de resumos expandidos: até 20/02/2019 aqui.

Divulgação dos resumos aprovados: até 30/03/2019 aqui.

Divulgação da programação dos grupos de trabalho: 20/04/2019 aqui.

Submissão em anais de artigos completos: até 15/06/2019 aqui.

Submissão de trabalhos