Este evento já ocorreu

Apresentação

A III Competição Estudantil de Pontes de Bambu se propõe a fazer parte de um sistema integrado de ensino e aprendizagem, promovendo um acréscimo na consciência do mundo real quando o assunto principal é o de problemas de engenharia. Espera-se que o sucesso atingido numa competição desta natureza esteja diretamente relacionado com a competência em aplicar os princípios da engenharia estrutural e da construção. Os acadêmicos são motivados a inovar e praticar o senso de profissionalismo da peculiar concorrência, assim como usar os recursos da forma mais eficiente. Neste processo e clima de competição acadêmica, os estudantes-participantes são orientados a projetar e construir um modelo em escala reduzida de uma ponte, a partir da união estratégica de palitos de bambu, com formato livre, podendo idealizar o projeto por si mesmos ou contar com sugestões de professores e/ou profissionais ao longo da atividade, usufruindo das instalações dos laboratórios da UNISINOS, sendo incentivados a maximizar o seu envolvimento ao longo de toda etapa de fabricação. Aos participantes, serão computadas 20 horas complementares e aos premiados, 30 horas, conforme quadro de atividades complementares previsto no curso de Graduação em Engenharia Civil.

 

Quais são os objetivos?

Desafiar e estimular os estudantes do curso de graduação em Engenharia Civil desta e de outras instituições e complementar a formação destes no que tange a aplicação de conceitos, leis, fórmulas e teoremas da Análise Estrutural. Da concepção inicial até a construção final do modelo, visualizar, na prática, as inúmeras etapas ao longo do projeto de uma estrutura (lançamento, fabricação, escolha dos materiais e melhores peças, procedimentos e cuidados na montagem, realização de ensaios e ajustes de parâmetros), de modo a atingir a meta que compreende em uma estrutura reticulada formadas por elementos de barras esbeltas, cujo material é o bambu, tendo em vista obedecer às especificações desejadas e que atenda ao desempenho, bem como que seja aplicado.

É destinado a quem?

Acadêmicos de Graduação do Curso de Engenharia Civil, desta e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como alunos de escolas de nível médio e técnico.

Distribui certificado?

O participante somente receberá o certificado de participação mediante a solicitação no atendimento, tendo frequência mínima de 75% da carga horária total do evento.

Carga horária

13 horas

Programação

Entrega das pontes, no Auditório Central
Competição, no Auditório Central

Notícias

Confira as matérias das edições anteriores

Fotos

Veja as fotos da 1ª edição

Vídeo da 1ª edição

 

Apoio

Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON
Associação Brasileira de Patologia das Construções - ALCONPAT
Diretório Acadêmico de Engenharia Civil - DAEC

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
itt Performance
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Escola Politécnica

Coordenação

Prof. Dr. Uziel Cavalcanti de Medeiros Quinino