Este evento já ocorreu

Apresentação

A III Competição Estudantil de Pontes de Bambu se propõe a fazer parte de um sistema integrado de ensino e aprendizagem, promovendo um acréscimo na consciência do mundo real quando o assunto principal é o de problemas de engenharia. Espera-se que o sucesso atingido numa competição desta natureza esteja diretamente relacionado com a competência em aplicar os princípios da engenharia estrutural e da construção. Os acadêmicos são motivados a inovar e praticar o senso de profissionalismo da peculiar concorrência, assim como usar os recursos da forma mais eficiente. Neste processo e clima de competição acadêmica, os estudantes-participantes são orientados a projetar e construir um modelo em escala reduzida de uma ponte, a partir da união estratégica de palitos de bambu, com formato livre, podendo idealizar o projeto por si mesmos ou contar com sugestões de professores e/ou profissionais ao longo da atividade, usufruindo das instalações dos laboratórios da UNISINOS, sendo incentivados a maximizar o seu envolvimento ao longo de toda etapa de fabricação. Aos participantes, serão computadas 20 horas complementares e aos premiados, 30 horas, conforme quadro de atividades complementares previsto no curso de Graduação em Engenharia Civil.

Quais são os objetivos?

Desafiar e estimular os estudantes do curso de graduação em Engenharia Civil desta e de outras instituições e complementar a formação destes no que tange a aplicação de conceitos, leis, fórmulas e teoremas da Análise Estrutural. Da concepção inicial até a construção final do modelo, visualizar, na prática, as inúmeras etapas ao longo do projeto de uma estrutura (lançamento, fabricação, escolha dos materiais e melhores peças, procedimentos e cuidados na montagem, realização de ensaios e ajustes de parâmetros), de modo a atingir a meta que compreende em uma estrutura reticulada formadas por elementos de barras esbeltas, cujo material é o bambu, tendo em vista obedecer às especificações desejadas e que atenda ao desempenho, bem como que seja aplicado.

É destinado a quem?

Acadêmicos de Graduação do Curso de Engenharia Civil, desta e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como alunos de escolas de nível médio e técnico.

Distribui certificado?

O participante somente receberá o certificado de participação mediante a solicitação no atendimento, tendo frequência mínima de 75% da carga horária total do evento.

Entrega das pontes, no Auditório Central
Competição, no Auditório Central

Confira as matérias das edições anteriores

Veja as fotos da 1ª edição