-
De 09/11/2017 a 10/11/2017
-
Auditório Central
Gratuito
Apresentação
A III Competição Estudantil de Pontes de Bambu se propõe a fazer parte de um sistema integrado de ensino e aprendizagem, promovendo um acréscimo na consciência do mundo real quando o assunto principal é o de problemas de engenharia. Espera-se que o sucesso atingido numa competição desta natureza esteja diretamente relacionado com a competência em aplicar os princípios da engenharia estrutural e da construção. Os acadêmicos são motivados a inovar e praticar o senso de profissionalismo da peculiar concorrência, assim como usar os recursos da forma mais eficiente. Neste processo e clima de competição acadêmica, os estudantes-participantes são orientados a projetar e construir um modelo em escala reduzida de uma ponte, a partir da união estratégica de palitos de bambu, com formato livre, podendo idealizar o projeto por si mesmos ou contar com sugestões de professores e/ou profissionais ao longo da atividade, usufruindo das instalações dos laboratórios da UNISINOS, sendo incentivados a maximizar o seu envolvimento ao longo de toda etapa de fabricação. Aos participantes, serão computadas 20 horas complementares e aos premiados, 30 horas, conforme quadro de atividades complementares previsto no curso de Graduação em Engenharia Civil.
Regulamento e Ficha de Inscrição
Quais são os objetivos?
Desafiar e estimular os estudantes do curso de graduação em Engenharia Civil desta e de outras instituições e complementar a formação destes no que tange a aplicação de conceitos, leis, fórmulas e teoremas da Análise Estrutural. Da concepção inicial até a construção final do modelo, visualizar, na prática, as inúmeras etapas ao longo do projeto de uma estrutura (lançamento, fabricação, escolha dos materiais e melhores peças, procedimentos e cuidados na montagem, realização de ensaios e ajustes de parâmetros), de modo a atingir a meta que compreende em uma estrutura reticulada formadas por elementos de barras esbeltas, cujo material é o bambu, tendo em vista obedecer às especificações desejadas e que atenda ao desempenho, bem como que seja aplicado.
É destinado a quem?
Acadêmicos de Graduação do Curso de Engenharia Civil, desta e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como alunos de escolas de nível médio e técnico.
Distribui certificado?
O participante somente receberá o certificado de participação mediante a solicitação no atendimento, tendo frequência mínima de 75% da carga horária total do evento.
Carga horária
13 horas
Notícias
Confira as matérias das edições anteriores
Fotos
Veja as fotos da 1ª edição
Apoio
Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON
Associação Brasileira de Patologia das Construções - ALCONPAT
Diretório Acadêmico de Engenharia Civil - DAEC
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
itt Performance
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Escola Politécnica
Coordenação
Prof. Dr. Uziel Cavalcanti de Medeiros Quinino