• De 08/10/2018 a 08/11/2018

• Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU | Campus Unisinos São Leopoldo (Av. Unisinos, 950 – Bairro Cristo Rei, São Leopoldo – RS)

R$ 10,00 por conferência

Inscrições até 08/11/2018

Inscreva-se Agora

08 de outubro de 2018 (segunda-feira)

19h30min às 22h – Uma avaliação das políticas públicas na trajetória macroeconômica brasileira de 2003-2017

Profa. Dra. Lena Lavinas – UFRJ

18 de outubro de 2018 (quinta-feira)

17h30min às 19h – Dinâmica macroeconômica brasileira 2003-2017. Crise e perspectivas

Prof. Dr. Fernando Maccari Lara – Unisinos

24 de outubro de 2018 (quarta-feira)

19h30min às 22h – Política fiscal e trajetória macroeconômica brasileira no período de 2003 a 2017

Prof. Dr. Manuel Pires – IBRE/FGV

29 de outubro de 2018 (segunda-feira)

19h30min às 22h – Trajetória macroeconômica brasileira 2003-2017 e as políticas de ciência, tecnologia e inovação

Prof. Dr. João Alberto de Negri – IPEA

06 de novembro de 2018 (terça-feira)

19h30min às 22h – Um balanço crítico da trajetória macroeconômica brasileira no período 2003-2017

Prof. Dr. Marcelo Carcanholo – UFF

Apresentação

O Ciclo é uma continuação dos debates realizados sobre o tema no primeiro semestre de 2018.

Verifica-se que no período de 2003-2017 a trajetória macroeconômica brasileira teve um período de crescimento considerável do PIB, sucedido por uma desaceleração e crise econômica. Há vários pensadores e economistas de diferentes correntes que procuram analisar e explicar o que houve no período, considerando diferentes dimensões, desde econômicas, passando por sociais e ambientais, até políticas.

Tem sido comum ler e ouvir que houve uma tentativa (neo)desenvolvimentista, que teria sido equivocada ou que não teria dado os resultados esperados. Há também os que afirmam que houve decisões políticas que se sobrepuseram a aspectos econômicos, os quais poderiam ter tomado outros rumos se não fossem elas. Há ainda explicações que levam em consideração a conjuntura macroeconômica e geopolítica mundial no período, o que explicaria muitos dos rumos da trajetória macroeconômica entre 2003 e 2017.

Além disso, são recorrentes a afirmações de que não se tem um projeto de País, que reformas importantes não foram realizadas, que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo em termos de acesso a bens, serviços e cultura, que é um País dependente da economia externa e que tem fortes dependências estruturais, que está submetido à lógica dos países centrais do capitalismo, enfim, que não tem uma política econômica e social própria.

É a partir dessas e de outras questões que o "II Ciclo de Palestras Trajetória da Política Econômica Brasileira 2003-2017. Crescimento, crise e novas possibilidades" é proposto, visando propiciar à comunidade acadêmica e ao público brasileiro em geral uma análise da trajetória macroeconômica brasileira de 2003 a 2017 e refletir sobre os seus avanços, limites e possibilidades.

Objetivo Geral

Discutir a trajetória macroeconômica brasileira de 2003 a 2017 e refletir sobre os seus avanços, limites e possibilidades.

– Caracterizar a trajetória macroeconômica brasileira no período de 2003-17.
– Descrever as consequências econômicas, políticas, sociais e ambientais da trajetória macroeconômica brasileira de 2003-17.
– Compreender a crise atual do modelo econômico brasileiro e traçar possibilidades, alternativas e projetos econômicos para o futuro do País.
– Debater os limites e as possibilidades de promover políticas macroeconômicas que favoreçam e contribuam para o fortalecimento da dimensão social, da promoção da justiça, da defesa dos direitos humanos e da ecologia.

Público

Pesquisadores e alunos de programas de pós-graduação, professores e alunos de graduação, funcionários da Universidade, políticos, movimentos sociais e interessados da comunidade em geral.

Programa de Pós-graduação em Administração – Unisinos
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – Unisinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – Unisinos
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – Unisinos
Profa. Dra. Gisele Spricigo – Unisinos
Prof. Dr. Inácio Neutzling – Unisinos
Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz – Unisinos
Profa. Dra. Marilene Maia – Unisinos
Profa. Dra. Susana Rocca – Unisinos

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

R$ 10,00 por conferência