De 05/05/2016 a 10/11/2016
No Instituto Humanitas Unisinos - IHU
São Leopoldo

Apresentação

A modernidade e seus paradoxos tem revelado uma civilização avançada na razão técnica e dramaticamente indigente na razão ética. Um paradoxo forjado no âmago de uma crise sistêmica, em uma civilização sem ethos e, portanto, impotente para formular a ética correspondente às suas práticas culturais e políticas e aos fins universais por ela proclamados. Nesse sentido, a realidade atual suscita e desafia a debater o impacto humano sobre os recursos terrestres e, em última análise, sobre o ser em comum dos diferentes modos de existência.

Suscita a pensar se existem possibilidades de um ethos planetário, de (re)construção dos fundamentos do ser em sociedade, do ser em comum, sem que isso pretenda ou mesmo signifique homogeneizar comportamentos, dominar modos de existência, colocando-os em modelagens e governamentos pré concebidos, sacrificando-os em nome de um “bem maior”, de um “bem geral”. Faz-se necessário pensar se existem condições de fazer dialogar os diferentes modos de existência, aproveitando a potência da pluralidade como forma de construir e admitir a interdependência, sem com isso sacrificar a diferença e, mais ainda, evidenciando possibilidades de respeito e valorização da vida em suas diferentes manifestações.

Ao mesmo tempo, tem-se que as mudanças impostas nos ecossistemas terrestres, desde a primeira Revolução Industrial, desembocaram em um processo incontornável de modificação planetária em que nos encontramos atualmente. São necessárias outras perspectivas de convivência com a sustentação da vida no Planeta, que tenham como cerne a consciência ética que entenda a Terra como uma totalidade complexa físico-biológico-antropológica.

É diante desta complexificação dos limites e possibilidades do ser em comum que o Instituto Humanitas Unisinos – IHU propõe o I Ciclo de Estudos Modos de existência e a contemporaneidade em debate. Reflexões transdisciplinares à luz de diferentes obras. O referido ciclo visa debater as principais implicações dos fenômenos contemporâneos, analisados a partir de obras acadêmicas de diferentes áreas de conhecimento, buscando compreender transdisciplinarmente a complexidade do ser em comum e seus diferentes modos de existência, identificando possibilidades, alternativas e limites. Assim, perpassa uma série de fenômenos atuais (analisados a partir de diferentes áreas do saber, em perspectiva transdisciplinar), que vão desde a ideia de uma sociedade de custo marginal zero até a identificação das principais contribuições dos povos originários ao ser em sociedade de maneira sustentável e interdependente, perpassando nesse ínterim as principais influências dos afetos na composição dos vínculos sociopolíticos da sociedade atual e, consequentemente, na possibilidade de consolidação de diferentes formas de ser em comum.

Vídeos

Confira aqui os vídeos das conferências.

Objetivo geral

  • Debater as principais implicações dos fenômenos contemporâneos analisados em obras acadêmicas de diferentes áreas de conhecimento, buscando compreender transdisciplinarmente a complexidade do ser em comum e seus diferentes modos de existência.

Objetivos específicos

  • – Compreender e discutir as possíveis implicações de uma sociedade de custo marginal zero para a economia e para o ser em comum em suas diferentes dimensões.
  • – Debater a construção do Brasil, analisando a economia, a sociedade e a política brasileiras ao longo da história e na atualidade.
  • – Identificar as principais contribuições dos povos originários ao ser em sociedade de maneira sustentável e interdependente.
  • – Compreender as principais influências dos afetos na composição dos vínculos sociopolíticos da sociedade atual e, consequentemente, na possibilidade de consolidação de diferentes formas de ser em comum.
  • – (Des)construir algumas das ideias que permeiam o inconsciente coletivo que perfaz as características da sociedade brasileira, as relações público e privado, bem como a construção do país de maneira geral.

Certificado

Os certificados estarão disponíveis a partir de 25/11/2016 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

Público-alvo

Professores(as), estudantes universitários(as) e comunidade em geral.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta - UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion - UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling - UNISINOS
MS Jéferson Ferreira Rodrigues - UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz - UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia - UNISINOS
Profa. Dra. Susana María Rocca Larrosa - UNISINOS

Comissão Técnico-Científica

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta - UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion - UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling - UNISINOS
MS Jéferson Ferreira Rodrigues - UNISINOS
Prof. MS Lucas Henrique da Luz - UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia - UNISINOS
Profa. Dra. Susana María Rocca Larrosa - UNISINOS

Programação - Parte 1

  1. 17h30min Apresentação da obra 'A Construção Política do Brasil. Sociedade, Economia e Estado desde a Independência' de Luiz Carlos Bresser Pereira
    [] Conferencista: Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS

    Obra: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Construção Política do Brasil. Sociedade, Economia e Estado desde a Independência. São Paulo: Editora 34, 2014. ISBN 978-85-7326-586-6, 464 p.

    Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU

    Confira o vídeo da conferência aqui.

Programação - Parte 2

  1. 17h30min Apresentação da obra 'Sociedade Com Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo' de Jeremy Rifkin
    []Conferencistas: Prof. MS Gilberto Faggion e Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

    Obra: RIFKIN. Jeremy. Sociedade Com Custo Marginal Zero. A Internet das Coisas, os Bens Comuns Colaborativos e o Eclipse do Capitalismo. Editora: M. Books. ISBN: 978-85-7680-270-9. 512 p. 2015

    Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU

    Confira o vídeo da conferência aqui.

Realização

Realização

  • Unisinos
  • Instituto HumanitasUnisinos
Este evento já ocorreu
  • De 05/05/2016 a 10/11/2016

  • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU (Campus de São Leopoldo da UNISINOS)

Evento Gratuito