Evento Gestão de Águas Urbanas: conceitos e modelagem

Gestão de Águas Urbanas: conceitos e modelagem

De 19/05/2017 a 20/05/2017
Campus São Leopoldo

Este evento já aconteceu.

Para ficar sabendo dos próximos eventos que acontecerão na Unisinos, assine a Newsletter ou acesse o Calendário de Eventos .

Apresentação

A capacitação tecnológica em Gestão de águas urbanas: conceitos e modelagem objetiva capacitar o profissional na tomada de medidas estruturais de engenharia para a mitigação das consequências do acréscimo de escoamento superficial causado pela impermeabilização do solo em zonas urbanas, possibilitando resolver problemas relacionados a alagamentos e inundações. Para o pré-dimensionamento destas estruturas podem ser utilizados softwares que realizam cálculos hidrológicos, sendo um dos mais utilizados para essa finalidade o modelo HEC-HMS, que será utilizado nesse curso.

Quais são os objetivos?

Capacitar o profissional na estimativa do escoamento causado por precipitações extremas e no pré-dimensionamento de reservatórios de detenção que sirvam para mitigar os problemas de alagamento e inundações.

É destinado a quem?

Gestores, profissionais e alunos que necessitem dos conceitos para fiscalização ou para utilização em empresas de consultoria na área de drenagem urbana.

Distribui certificado?

Sim, para quem obtiver o mínimo de 75% de frequência.
Caso você não possua login para acesso ao portal, cadastre-se através da opção "Auto Cadastro".

Dias de aula

Data de início: 19/05/2017
Data de término: 20/05/2017
Dias de aula: 19 e 20/05/2017
Dias da semana/Horário: Sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, e sábado, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Pré-requisitos

Caso seja estudante, já ter cursado disciplinas de hidrologia e hidráulica. Desejável já ter cursado disciplina de drenagem urbana.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

UAPPG - Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação
itt Performance - Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil.

- Introdução:
- Ciclo Hidrológico
- Modelagem Hidrológica
- Precipitação, Geração de Escoamento e Vazão
- Sistemas de Drenagem Urbana:
- Planejamento
- Gestão
- Modelo Hidrológico HEC-HMS:
- Apresentação
- Módulos do modelo HEC-HMS
- Aplicação:
- Estudo de caso
- Estruturação do modelo HEC-HMS
- Exemplos de aplicações:
- Cenários de mudança de uso e tipo do solo
- Dimensionamento de reservatório de amortecimento de cheias.

Ministrante

Sidnei Gusmão Agra
Paulo Rógenes Monteiro Pontes.

Prof. Dr. Bernardo Fonseca Tutikian.

Inscrições encerradas