Escrita acadêmica: o que é? Como se faz?

Este evento já ocorreu

Apresentação

O sucesso na vida acadêmica depende, em grande medida, da habilidade do pesquisador em se expressar adequadamente no meio científico. Dentre as formas de comunicação científica, a escrita acadêmica parece ocupar lugar de destaque na lista de desafios dos pesquisadores, haja vista as peculiaridades formais que permeiam o texto escrito acadêmico. O presente curso surge como um momento de reflexão e familiarização com o texto científico que busca auxiliar estudantes e pesquisadores em suas produções escritas.

Quais são os objetivos?

Apresentar aos participantes as principais características do texto científico, familiarizá-los com os diferentes gêneros textuais que estão presentes na academia, discutir estratégias de auxílio à produção textual e ao desbloqueio criativo, exercitar a visão crítica e autocorreção textual.

É destinado a quem?

Público em geral

Distribui certificado?

Para todos os participantes

Dias de aula

Apoio

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada - PPGLA
Núcleo de Estudos Avançados em Linguagem, Interação e Tecnologias - NEALIT

1 - Visão geral do texto científico;
2 - Os gêneros textuais presentes na academia: características e propósitos;
3 - Exercícios de escrita e revisão textual de textos acadêmicos (gênero resumo científico)

Ministrante

Larissa Moreira Brangel