Ensino de língua portuguesa para surdos: (re)avaliando e (re)construindo práticas pedagógicas

Curso gratuíto.
Inscrições encerradas

Apresentação

Evento direcionado a professores da escola Estadual Especial Keli Meise Machado, sob coordenação da profa. Dra. Cátia de Azevedo Fronza. Serão realizadas reuniões mensais com os professores para discutir a proposta curricular e os planos de ensino utilizados. A partir de estudos sobre ensino e aprendizagem de língua portuguesa para surdos, os documentos serão analisados e, se necessário, (re)elaborados para atender às especificidades dos alunos e da escola. Além disso, pretende-se elaborar propostas de ensino a esses alunos condizentes com as (re)definições a serem implementadas.

Quais são os objetivos?

- (Re) pensar a proposta pedagógica da escola quanto ao ensino de língua portuguesa aos alunos surdos do ensino fundamental;
- (Re)definir objetivos do ensino de língua portuguesa para surdos do ensino fundamental na escola;
- Analisar as propostas pedagógicas e materiais didáticos que vêm sendo utilizados na escola, verificando seu alcance e eficácia, tendo em vista as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- (Re)elaborar atividades didáticas para o ensino de língua portuguesa;
- Avaliar a eficácia das propostas de ensino da língua portuguesa, considerando os resultados de aprendizagem dos alunos.

É destinado a quem?

Professores da escola Keli Meise Machado, bolsistas de IC, mestrandos e doutorandos que se interessarem pelo tema, incluindo participantes do grupo de pesquisa Aquisição e desenvolvimento da linguagem: relações entre fala e escrita.

Distribui certificado?

O curso é gratuito. A emissão de certificado é mediante a frequência do aluno no curso.

Dias de aula

Data Início: 16/10/2017
Data término: 12/12/2018
Dias de aula: 16/10 e 06/12/2017; 27 e 28/02, 12/03, 18/04, 04/05, 12/06, 19 e 20/07, 15/08, 24/09, 19/10, 17/11 e 12/12/2018