Evento Dia Criativo de Porto Alegre

22/10/2015
Campus Porto Alegre

Este evento já aconteceu.

Para ficar sabendo dos próximos eventos que acontecerão na Unisinos, assine a Newsletter ou acesse o Calendário de Eventos .

Apresentação

Trata-se de um evento com bate papos e oficinas, de caráter interdisciplinar. Ao longo de um dia, serão abordados temas como inovação, identidade territorial e criatividade, dentre outros. Para tanto, a ideia é envolver acadêmicos da Unisinos e profissionais com atuação no mercado, buscando apresentar pontos de vista, experiências, técnicas e práticas tanto para os alunos da Unisinos Campus POA, como para a comunidade em geral.

Quais são os objetivos?

O Dia Criativo de Porto Alegre tem o objetivo de apresentar atores, sinergias, processo e produtos interrenlacionados ao desenvolvimento da Indústria Criativa na cidade de Porto Alegre. Também visa apresentar e potencializar o reconhecimento de caminhos - já existentes e/ou futuros - que viabilizem a implementação de inovação, seja em nível de processo, produto e/ou significados, para as áreas de que compõe a Indústria Criativa. E, por fim, de posicionar a Escola da Indústria Criativa da Unisinos como protagonista.

É destinado a quem?

Alunos dos cursos da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, profissionais ligados às áreas pertencentes à Escola e comunidade em geral.

Distribui certificado?

Os participantes receberão os certificados por participação em cada atividade.

Dias de aula

22/10/2015 - quinta-feira

Dia 22/10

9h às 10h
O que: Café da manhã para recepcionar público e convidados para o primeiro bate papo
Convidado: Dra. Ana Maria Guimarães - Decana da Escola da Indústria Criativa Unisinos
Local: Instituto Ling

10h às 12h
O que: Bate papo
Como eu posiciono uma ideia inovadora no mercado?
Convidados: Alexandre De Santi (Jornalista), Carla Zitto (Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Gabinete Inovação e Tecnologia – INOVAPOA), Henrique Steyer (Arquiteto, Sócio da Albus), Nicole Tomazi e Daniel Bittencourt (professor e coordenador do Curso Comunicação Digital da Unisinos; Porto Alegre CC)
Mediação: Karine Freire
Local: Instituto Ling

14h às 17h
O que: Bate papo
Identidade Territorial e Criatividade
Convidados: Vinícius Cassol (professor do Curso de Jogos Digitais da Unisinos), Tiago Lopes ( Professor Unisinos – Curso Comunicação Digital - COMDIG), Fabrício Tarouco (professor e coordenador do Curso de Design da Unisinos) e Maria José Costa Rodrigues da Silva (Gestora de Planejamento INOVAPOA)
Mediação: Paula Visoná

O que: Coffee

O que: Oficina
Técnicas Analógicas de Fotografia e Gravação - A oficina abordará processos analógicos em fotografia, como Cianotipia, Marrom Van Dyke entre outros.
Convidados: Rochele Zandavalli e Adalberto Porto Alegre
Local: Unisinos - Campus Porto Alegre - Sala Santander
Importante: Os participantes devem levar impressões de suas fotografias em transparências, imprimir a laser, em preto e branco, bem contrastadas e em negativo, tamanho A4. Duas a três imagens por pessoa.

O que: Oficina
Escrita Criativa - Problematizar a escrita, ampliando os horizontes de escrita em vários contextos e instigar a criação, dando ferramentas práticas para o fazer.
Convidados: Márcia Duarte e Cristiane Schnack
Local: Unisinos - Campus Porto Alegre - Sala CPA 208

O que: Oficina
Computação Criativa - Oficina dividida em dois momentos: como usar computação para se expressar - hardware e software.
Primeiro momento: Geração Maker, como usar a computação física – prototipação via computação envolvendo sensores. Arduino.
Segundo momento: Softwares, para quem não trabalha com programação, mas tem necessidade de se expressar.
Convidados: Fernando Marson e Pedro Rossa
Local: Unisinos - Campus Porto Alegre - Sala CPA 207