Este evento já ocorreu

Apresentação

O Conexão Pesquisa visa a promover um momento de conexão entre os alunos e os egressos com o universo da pesquisa da Unisinos.
Com diversas atividades de relacionamento com a comunidade acadêmica, o evento, promovido pela Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, permitirá ao público usufruir de conteúdos relevantes, podendo conhecer o que é a pesquisa na Universidade, como ela acontece e como pode fazer parte dela.
Com a oferta de atividades gratuitas pelos 26 Programas de Pós-Graduação e pelos cinco Institutos Tecnológicos, esse será também um momento para oportunizar ao aluno a experiência do Ecossistema de Pesquisa, Inovação e Tecnologia da Unisinos.

Quais são os objetivos?

- Promover um momento de conexão entre alunos da graduação e alunos e professores da Pós-Graduação para que se viva o universo da pós-graduação na prática.
- Oferecer atividades e conteúdos relevantes aos alunos para que eles possam entender e conhecer o que é a pesquisa na universidade, o que se pesquisa aqui, como ela acontece e como eles podem participar e se integrar.
- Oportunizar ao aluno o contato com várias atividades que envolvem a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.
- Captar alunos da graduação e egressos para os Programas de Pós-Graduação da Unisinos.

Distribui certificado?

Certificado Online para todos os participantes (incluindo coordenação/ministrantes/apresentadores de trabalho/avaliadores)

Minha Pesquisa em 180 segundos

Um momento de popularização da ciência proporcionado pelos alunos Menção Honrosa do Pesquisa+.

» Acesse o regulamento e veja como participar (PDF)

» Preencha o formulário para participar
INSCRIÇÕES ATÉ 09/10

» Confira os alunos Menção Honrosa do Pesquisa+ (PDF)

» Modelo de ppt. para apresentações (PPT)

Minha Tese em 180 segundos

» Acesse o regulamento e veja como participar (PDF) - Inscrições encerradas.

» Modelo de ppt. para apresentações (PPT)

» Confira a lista dos selecionados para o Minha Tese em 180 Segundos (PDF)

Minha Pesquisa em 180 Segundos

Horário: a partir das 14h
Local: Antigo Acervo da Biblioteca – andar térreo (Unisinos São Leopoldo)

Palestra de Abertura

Você já parou para pensar sobre a sustentabilidade? E como ela tem reflexo na vida de todo o universo? Na palestra de abertura contaremos com sete professores e um mediador para gerar um momento de aprendizado e discussão sobre essa temática em suas diferentes perspectivas.

Palestrantes:

Prof. Delton Winter de Carvalho (Doutor em Direito, com pós-doutorado em Direito Ambiental e Direito dos Desastres – Áreas de interesse em Direito Ambiental, Mudanças Climáticas, Direito dos Desastres, Governança ambiental).

Prof. Iuri Gravonski (Doutor em Administração – Áreas de interesse em Estratégia, Sustentabilidade e Operações).

Profa. Karine de Mello Freire (Doutora em Design – Áreas de interesse em Design de serviços e inovação social).

Prof. Luiz Inácio Germany Gaiger (Doutor em Sociologia – Áreas de interesse em Sociedade, Economia e Emancipação).

Profa. Tanise Gemelli (Doutora em Ciências Biológicas – Áreas de interesse em Nutrição e Metabolismo Humano).

Prof. Rodrigo da Rosa Righi (Doutor em Ciências da Computação – Áreas de interesse em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos com ênfase em Avaliação de Desempenho, Migração e Escalonamento de Processos, Balanceamento de Carga e Adaptação da Comunicação em Ambientes Distribuídos (clusters e grids).

Egressa Kellen Cristine Pasqualeto (Mestre em Ciências Sociais – Áreas de interesse em gestão ambiental, gestão solidária, educação ambiental com ênfase nas questões de gênero).

Thais Menna - Mestranda em Design Estratégico, cuja pesquisa discute sustentabilidade e resíduos texteis na cadeia da moda

Mediadora:

Carol Anchieta: Jornalista, formada pela Unisinos e mestranda em Design Estratégico para Inovação Social da Unisinos.

Horário: 19h30 – 22h
Local: Anfiteatro Pe. Werner (Unisinos São Leopoldo)

Transmissão ao vivo aqui

Atividades dos Programas de Pós-Graduação

Conheça de perto a realidade dos Programas de Pós-Graduação, seus mestrandos e doutorandos e suas pesquisas em desenvolvimento.

Acesse o cronograma das atividades:
» Atividades do turno da manhã
» Atividades do turno da tarde
» Atividades do turno da noite

Minha Tese em 180 Segundos

Como tornar uma tese de doutorado mais acessível à sociedade? O Minha Tese em 180s tem como objetivo promover o conhecimento sobre as teses desenvolvidas na Universidade, de forma objetiva, dinâmica e interessante. A intenção é apresentar o trabalho dos doutorandos e recém-doutores da Unisinos à sociedade e, ao mesmo tempo, estimular o interesse na divulgação e promoção da ciência.

Horário: a partir das 14h

Destaques

Um momento para celebrar e disseminar a excelência acadêmica da pesquisa que vem sendo desenvolvida na Universidade, a partir do conhecimento produzido pelos nossos alunos, pesquisadores, doutorandos e recém-doutores dos Programas de Pós-Graduação da Unisinos..

Horário: a partir das 16h