Compilação de corpus para pesquisa linguística

Curso gratuíto.

Inscrições até 18/12/2017

Inscreva-se Agora

Apresentação

Este curso explora as principais etapas metodológicas necessárias à compilação de corpora para pesquisa linguística, seguindo os pressupostos da Linguística de Corpus.

Quais são os objetivos?

Apresentar as principais etapas de compilação de corpora, por meio de exercícios práticos de manipulação de dados.

É destinado a quem?

Professores, alunos e bolsistas de iniciação científica do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA) e dos cursos de Letras da UNISINOS.

Distribui certificado?

O curso é gratuito. A emissão de certificado é mediante a participação do aluno no curso.

Dias de aula

Data de início: 19/12/2017
Data de término: 19/12/2017
Dias da semana/Horário: Terça-feira
Carga horária: Das 13h30min às 16h30min
Sala: E12 107

Núcleo de Estudos Avançado em Linguagem, Interação e Tecnologia - NEALIT
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - (PPGLA)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Programação

Parte 1: Introdução à Linguística de Corpus - breve introdução de conceitos necessários à compilação de um corpus de pesquisa;
Parte 2: Projeto de corpus: definição de critérios para seleção de textos, de modo a garantir a validade e a confiabilidade dos dados compilados;
Parte 3: Compilação de corpora: coleta, manipulação e organização dos dados para processamento;
Parte 4: Análise de corpus: exercício prático de manipulação de dados em uma ferramenta computacional.

Ministrante

Aline Nardes dos Santos

Cátia de Azevedo Fronza

Unisinos - Campus São Leopoldo

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-000, Brasil

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Curso gratuíto.