Este evento já ocorreu

Apresentação

O "Colegiado Unisinos" é um evento semestral organizado pelo setor da Formação Docente, pensando na capacitação de professores e tutores da Unisinos. Nesta edição, o evento está intitulado como "Colegiado Unisinos 2019/2: Experiências que trans/formam", possibilitando a vivência e o compartilhamento de práticas pedagógicas trans/formadoras dos sujeitos nela envolvidos. Ao longo de três dias (31/07 a 02/08), professores e tutores terão a oportunidade de conhecer e compartilhar experiências, articular saberes e planejar em conjunto. Motivados pela celebração dos 50 anos da Unisinos, queremos olhar para o ethos que nos constitui universidade jesuíta e construir juntos as próximas décadas na nossa história.

Quais são os objetivos?

A Capacitação 2019/2 tem o objetivo de proporcionar a vivência e/ou o compartilhamento de experiências trans/formadoras, desenvolvidas em nossa universidade. Com este evento, queremos construir e fortalecer o pertencimento ao Colegiado Unisinos, para que juntos caminhemos na direção de uma universidade global de pesquisa, inovadora nos processos de ensino e de aprendizagem e promotora de uma educação integral.

É destinado a quem?

Professores e Tutores da Unisinos

Distribui certificado?

Para todos participantes

Carga horária

15 horas

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Setor da Formação Docente - Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação (NIAF)

Programação

Dia 31/07 (Aniversário de 50 anos da Unisinos)
Tarde (13:30 às 15:30)

ATIVIDADE 1: A fotografia como extensão do olhar: transformando percepções cotidianas sobre o campus em imagens fotográficas (30 vagas)
Descrição: A oficina tem como objetivo exercitar o olhar, as percepções do nosso cotidiano e estimular a criatividade para fotografar o campus de São Leopoldo. Observação: Trazer o celular para a realização da atividade, pois o mais importante é o olhar e a sensibilidade por trás das lentes.
Ministrante: Márcia Moraes Molina
Sala: A02 208a

ATIVIDADE 2: Fruição fílmica: Inácio de Loyola: Soldado, pecador, santo (70 vagas)
Descrição: Nesta oficina serão apresentados e simultaneamente discutidos, aspectos da vida de Santo Inácio de Loyola a partir do filme Inácio de Loyola: Soldado, pecador, santo (2017).
Ministrante: Pe. João Batista Storck
Sala: Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU

ATIVIDADE 3: Compartilhar olhares e criar percursos: uma roda de conversa sobre arte e docência (25 vagas)
Descrição: Com base nos oito painéis que compõem a obra "O caminho - uma visão renovadora dos jesuítas", localizada na Biblioteca da Universidade, a oficina propiciará um momento de reflexão compartilhada sobre arte, ensino, aprendizagem e docência.
Ministrante: Betina Silva Guedes
Sala: A02 208b

ATIVIDADE 4: Exercícios Espirituais: Pressupostos para discernir e fazer escolhas em "tempos difíceis" (30 vagas)
Descrição: A atividade visa apresentar os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, proporcionando uma experiência de "aproximar-se do Absoluto Transcendente" segundo a Metodologia de Oração Inaciana. Com essa oficina, aproxima-se conhecimento e docência do DNA jesuíta.
Ministrante: Pe. Adilson Felício Feiler
Sala: A02 213a - Sala de Seminários/Biblioteca

ATIVIDADE 5: Conectar-se consigo e com o outro: como ser/estar na Unisinos? (30 vagas)
Descrição: Você já se sentiu exausto antes de ministrar aulas? Já sentiu que os alunos prestaram menos atenção na aula do que você gostaria? E gostaria de aprender mais recursos para se conectar com seus alunos? Nosso momento foi pensando nas dificuldades atuais encontrados nos vínculos entre professores e alunos, e buscará instrumentaliza-los para estas dificuldades.
Ministrantes: Ilana Andretta e Luciane Wolff
Sala: A02 119 - Espaço Colaborativo

ATIVIDADE 6: Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação Unisinos: possibilidades de atuação com os ITTs (30 vagas)
Descrição: A atividade oportuniza aos professores conhecer o sistema de ciência, tecnologia e inovação da Unisinos através dos ITTs, focalizando formas possíveis de atuação profissional. Após apresentação do sistema, os participantes farão um percurso por três institutos da Unisinos.
Responsável: Silvio Bitencourt da Silva
Sala: Sala 6 - Portal da Inovação

16:00 às 17:30: Café de celebração dos 50 anos da Unisinos

Dia 01/08
Manhã (09:00 às 12:00): EXPERIÊNCIAS QUE TRANS/FORMAM (700 vagas)
Convidamos todo nosso corpo docente para participar da programação desta manhã, que tem como título o tema geral do evento e conecta as demais atividades da Formação Docente 2019/2. Para o compartilhamento de experiências trans/formadoras, coordenam os trabalhos os professores Gerson Fauth e Maura Corcini Lopes. Como palestrante, teremos a Prof.ª Laura Habckost Dalla Zen, que irá falar sobre "O lugar da experiência na trans/formação de professores".
Local: Auditório Pe. Werner.

Tarde: OFICINAS (14 às 16:30)
OFICINA 1: Congresso Simulado de Cidades Inteligentes Assistivas (30 vagas)
Descrição: Através de um "Congresso Simulado", metodologia ativa desenvolvida pelo professor ministrante, o workshop abordará pesquisas sobre "Cidades Inteligentes Assistivas", ou seja, Cidades Inteligentes que cuidam de Pessoas com Deficiência (PcDs) e Idosos.
Ministrante: Jorge Luis Barbosa
Sala: A01 119

OFICINA 2: Cultura Digital: da graduação a pós-graduação - hibridismo e multimodalidade na sala de aula (30 vagas)
Descrição: A oficina tem por objetivo apresentar e discutir possibilidades de atuação docente com uma prática de metodologia inventiva, considerando a sala de aula como um Espaço de Convivência e Aprendizagem Híbrido e Multimodal.
Ministrantes: Alexandra Feldekircher Müller; Alessandra Teribe; Adilson Felicio Feiler; Rejane de Cesaro Oliveski; Lisiane Cezar de Oliveira
Sala: A01 126b

OFICINA 3: Culturas Juvenis: Experiências e Diálogos (40 vagas)
Descrição: Nesta oficina, os professores irão experienciar um pouco do olhar dos estudantes sobre ensino e aprendizagem, dialogando com as culturas juvenis contemporâneas. Construído em conjunto com alguns de nossos alunos, a atividade propõe a reflexão e a interlocução entre docência e juventude.
Ministrantes: Adriane Brill Thum; Viviane Inês Weschenfelder e Maria Aparecida Marques da Rocha
Sala: A01 128b

OFICINA 4: Educação online: planejamento, metodologias e autoria docente (30 vagas)
Descrição: Quais as diferenças entre se organizar o conteúdo para uma aula presencial e para o ambiente online? Que princípios teórico-metodológicos sustentam o planejamento de ensino nesse ambiente? Ao tomar como ponto de partida a experiência de produção das comunidades virtuais para os cursos híbridos, esta oficina tem como objetivo discutir algumas dimensões a serem consideradas neste contexto de aprendizagem.
Material sugerido: Notebook e planejamento de uma Atividade Acadêmica presencial
Ministrantes: Juliana Chaves e Amanda Quadros
Sala: A02 209a

OFICINA 5: Projeto TARIN: possibilidades para o trabalho com imigrantes e refugiados (50 vagas)
Descrição: O Tarin é um projeto institucional da Unisinos que agrega as diferentes iniciativas voltadas à população de imigrantes e refugiados. Esta oficina propõe apresentar iniciativas em curso e planejar projetos futuros voltados ao acolhimento, ao respeito à diversidade e a construção de uma cultura inclusiva.
Ministrantes: Isamara Della Favera Allegretti e Maura Corcini Lopes
Sala: A02 119 - Espaço Colaborativo

OFICINA 6: Narrativas criativas: perturbando a ordem das coisas (30 vagas)
Descrição: Em um primeiro momento, serão apresentados os principais aprendizados que foram obtidos ao longo do semestre na disciplina de Narrativas e Escrita Criativa. Feito isso, será realizada uma dinâmica cujo objetivo é o desbloqueio criativo.
Ministrantes: Marcia Lopes Duarte, Martha Dreyer de Andrade Silva, Marileia Sell
Sala: A01 121b

OFICINA 7: Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação Unisinos: possibilidades de atuação com os ITTs (30 vagas)
Descrição: A atividade oportuniza aos professores conhecer o sistema de ciência, tecnologia e inovação da Unisinos através dos ITTs, focalizando formas possíveis de atuação profissional. Após apresentação do sistema, os participantes farão um percurso por três institutos da Unisinos.
Responsável: Prof. Silvio Bitencourt da Silva
Sala: Sala 6 - Portal da Inovação

Vespertino: CAFÉ COM IDEIAS | 17:30 às 18:30
O café com ideias é uma proposta de interlocução e de compartilhamento de práticas entre os professores da Unisinos. Cada mesa terá um especialista no tema, que fará a mediação do grupo participante. Escolha um tema que seja do seu interesse e venha tomar um café conosco!
Local: Claraboia da Biblioteca (Mesas 9 e 10 ocorrerão na sala A02 119 - Espaço Colaborativo)

Mesa 1 - Práticas pedagógicas que transformam (10 vagas)
Debatedor: Adriane Brill Thum
Mesa 2 - Popularização da Ciência (10 vagas)
Debatedor: Maria Eduarda Giering
Mesa 3 -Jogos em sala de aula e processo de gamificação (10 vagas)
Debatedor: João Ricardo Bittencourt
Mesas 4 e 5 - Experiências e diálogos sobre inclusão (20 vagas)
Debatedor: Suzana Pacheco; Angélica da Costa
Mesa 6 - Metodologias Ativas no Direito (10 vagas)
Debatedor: Dalton Sausen
Mesa 7 e 8 - Conexões criativas: possibilidades para aulas inovadoras (20 vagas)
Debatedores: Dinara Dal Pai; Melissa Lesnovski
Mesas 9 e 10 - Experiências de curricularização da extensão (20 vagas)
Debatedores: Isamara Della Favera Allegretti; Aline Callegaro de Paula Bueno

Noite: OFICINAS | 19:00 às 21:30
OFICINA 1: Active Lecturing: pensando em possibilidades para a aula expositivo-dialogada (50 vagas)
Descrição: Essa atividade convida os participantes a vivenciarem uma "palestra ativa", em que discutiremos como criar oportunidades de ampliar o engajamento (cognitivo) dos aprendizes em aulas expositivo-dialogadas.
Ministrantes: Cristina Gibk e Cristiane Maria Schnack
Sala: A02 208a

OFICINA 2: Desvendando e comunicando a ciência (30 vagas)
Descrição: Nesta oficina, utilizaremos a metodologia de casos para juntos co-criar formas de acelerar a divulgação da ciência que acontece dentro da nossa universidade. Serão contempladas todas as Escolas na atividade. Nosso objetivo é popularizar os achados de pesquisa que acontecem dentro da universidade divulgando nosso rigor científico à comunidade externa, leiga e acadêmica.
Ministrantes: Priscila Lora; Tanise Gemelli; Rafaela Schaefer; Paulo Ricardo da Silva Pereira
Sala: A01 129b

OFICINA 3: Planejar e avaliar por competências: como fazer? (40 vagas)
Descrição: O objetivo é refletir sobre a noção de competência adotada pela Instituição para pensar o planejamento e a avaliação como atos de criação pedagógica. Nessa perspectiva, busca-se, também, levantar e discutir possibilidades para mobilizar a atenção e gerar engajamento dos alunos e das alunas para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes previstas ao longo dos itinerários formativos. Observação: Trazer caracterização e plano de ensino das Atividades Acadêmicas.
Ministrantes: Maria Cláudia Dal'Igna e Maurício Ferreira
Sala: A01 128b

OFICINA 4: Cultura Digital: da graduação a pós-graduação - hibridismo e multimodalidade na sala de aula (30 vagas)
Descrição: A oficina tem por objetivo apresentar e discutir possibilidades de atuação docente com uma prática de metodologia inventiva, considerando a sala de aula como um Espaço de Convivência e Aprendizagem Híbrido e Multimodal.
Ministrantes: Alexandra Feldekircher Müller; Alessandra Teribe; Adilson Felicio Feiler; Rejane de Cesaro Oliveski; Lisiane Cezar de Oliveira
Sala: A01 126b

OFICINA 5: Podcast: o que é e como criar um (35 vagas)
Descrição: Que tal usar material em a´udio para tornar sua aula mais dina^mica? Os podcasts trazem diversas possibilidades para o contexto educativo, por meio de objetos de aprendizagem informativos, que servem como disparadores de interesse frente ao conteúdo previsto. Esta oficina tem como objetivo apresentar diferentes formatos de podcasts, bem como ferramentas que auxiliam nesta produção.
Ministrante: Monica Py
Sala: D02 118

OFICINA 6: Educação online: planejamento, metodologias e autoria docente (30 vagas)
Descrição: Quais as diferenças entre se organizar o conteúdo para uma aula presencial e para o ambiente online? Que princípios teórico-metodológicos sustentam o planejamento de ensino nesse ambiente? Ao tomar como ponto de partida a experiência de produção das comunidades virtuais para os cursos híbridos, esta oficina tem como objetivo discutir algumas dimensões a serem consideradas neste contexto de aprendizagem.
Material sugerido: Notebook e planejamento de uma Atividade Acadêmica presencial
Ministrantes: Juliana Chaves e Amanda Quadros
Sala: A02 209a

OFICINA 7: Promoting Internationalization at Home via English as a Medium of Instruction (EMI) (30 vagas)
Descrição: This workshop will focus on issues concerning the internationalization of higher education, including the concept of Internationalization at Home and its interface with English as a Medium of Instruction (EMI) and Teaching English to Speakers of Other Languages (TESOL). Faculty will be invited to reflect on the challenges and possibilities pertaining to these topics.
Ministrantes: Márcia Del Corona e Graziela Andrighetti
Sala: A02 208b

OFICINA 8: Direito à moradia: possibilidades pedagógicas junto às comunidades (50 vagas)
Descrição: Espaço de diálogo e de planejamento participativo e interdisciplinar para a ação junto às comunidades moradoras das Ocupações Urbanas de São Leopoldo. Processo inicializado com a Missão Pela Moradia Digna nas Ocupações urbanas de São Leopoldo em março de 2019.
Ministrante: Marilene Maia.
Sala: A02 119 - Espaço Colaborativo

OFICINA 9: A deficiência começa no seu olhar (50 vagas)
Descrição: Através desta oficina, os professores poderão discutir a legislação brasileira e os princípios básicos das novas concepções sobre a incapacidade, a diversidade funcional e a deficiência, assim como problematizar sobre as necessidades educativas mau chamadas "especiais".
Ministrante: Jesús Molina Saorín - Universidad de Murcia (Espanha)
Sala: A02 213a (Sala de Seminários I)

Dia 02/08
Manhã | 09 às 11:30
Reuniões de planejamento dos colegiados da Graduação (número de vagas a definir)
Conforme agenda enviada pelos coordenadores.
Tarde | 14H às 16:30
Reuniões de planejamento dos colegiados da Graduação (número de vagas a definir)
Conforme agenda enviada pelos coordenadores.

Coordenação

Setor da Formação Docente - NIAF