• De 09/04/2018 a 04/06/2018

• Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU | Campus Unisinos São Leopoldo (Av. Unisinos, 950 – Bairro Cristo Rei, São Leopoldo – RS)

R$ 10,00 por palestra

Inscrições até 04/06/2018

Inscreva-se Agora

Acesse o álbum de fotos no Facebook.

09 de abril de 2018 (segunda-feira)
19h30min às 22h – Novos desenvolvimentismos no Brasil. Tendências e desafios para a economia brasileira

Prof. Dr. Ricardo de Medeiros Carneiro – Unicamp – SP
     Saiba mais sobre o conteúdo desta conferência aqui.
     Acesse os slides apresentados pelo conferencista aqui.

Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

08 de maio de 2018 (terça-feira)
19h30min às 22h – Estratégias para a economia brasileira e a sua trajetória macroeconômica de 2003-2017
Profa. Dra. Laura Carvalho – USP
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

04 de junho de 2018 (segunda-feira)
19h30min às 22h – Uma avaliação da trajetória macroeconômica brasileira no período 2003-2017
Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca – UFRGS
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Programação sujeita a alterações.

Apresentação

Verifica-se que no período de 2003-2017 a trajetória macroeconômica brasileira teve um período de crescimento considerável do PIB, sucedido por uma desaceleração e crise econômica. Há vários pensadores e economistas de diferentes correntes que procuram analisar e explicar o que houve no período, considerando diferentes dimensões, desde econômicas, passando por sociais e ambientais, até políticas.

Tem sido comum ler e ouvir que houve uma tentativa (neo)desenvolvimentista, que teria sido equivocada ou que não teria dado os resultados esperados. Há também os que afirmam que houve decisões políticas que se sobrepuseram a aspectos econômicos, os quais poderiam ter tomado outros rumos se não fossem elas. Há ainda explicações que levam em consideração a conjuntura macroeconômica e geopolítica mundial no período, o que explicaria muitos dos rumos da trajetória macroeconômica entre 2003 e 2017.

Além disso, são recorrentes a afirmações de que não se tem um projeto de País, que reformas importantes não foram realizadas, que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo em termos de acesso a bens, serviços e cultura, que é um País dependente da economia externa e que tem fortes dependências estruturais, que está submetido à lógica dos países centrais do capitalismo, enfim, que não tem uma política econômica e social própria.

É a partir dessas e de outras questões que o "Ciclo de Palestras Trajetória da Política Econômica Brasileira 2003-2017. Crescimento, crise e novas possibilidades" é proposto, visando propiciar à comunidade acadêmica e ao público brasileiro em geral uma análise da trajetória macroeconômica brasileira de 2003 a 2017 e refletir sobre os seus avanços, limites e possibilidades.

Objetivo geral

Discutir a trajetória macroeconômica brasileira de 2003 a 2017 e refletir sobre os seus avanços, limites e possibilidades.

Objetivos específicos:

– Caracterizar a trajetória macroeconômica brasileira no período de 2003-17.
– Descrever as consequências econômicas, políticas, sociais e ambientais da trajetória macroeconômica brasileira de 2003-17.
– Compreender a crise atual do modelo econômico brasileiro e traçar possibilidades, alternativas e projetos econômicos para o futuro do País.
– Debater os limites e as possibilidades de promover políticas macroeconômicas que favoreçam e contribuam para o fortalecimento da dimensão social, da promoção da justiça, da defesa dos direitos humanos e da ecologia.

Público

Professores, pesquisadores, alunos, funcionários da Universidade, movimentos sociais e interessados da comunidade em geral.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Profa. Dra. Susana María Rocca – Unisinos

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

R$ 10,00 por palestra