Este evento já ocorreu

Como funciona o curso:

Ocorre em EAD na plataforma Moodle. A cada 15 dias um filme é indicado, o qual o participante deve assisti-lo na primeira semana (é de responsabilidade do participante providenciar o acesso a cada um dos filmes indicados em cada período) e na segunda semana participa de um debate num fórum. A cada final de mês há uma web conferência para que os participantes possam trocar suas impressões e conclusões sobre o debatido nos fóruns quanto aos dois filmes do mês.

Observação: é de responsabilidade do participante providenciar o acesso a cada um dos filmes indicados em cada período.

03/09 a 14/09 – Wall Street: o dinheiro nunca dorme (Wall Street: money never sleeps, Oliver Stone, EUA, 2010, 133min.)

17/09 a 28/09 – O lobo de Wall Street (The wolf of Wall Street, Martin Scorsese, EUA, 2013, 179min.)

01/10 a 11/10 – A grande aposta (The big short, Adam McKay, EUA, 2015, 131min.)

15/10 a 26/10 – Margin Call – O dia antes do fim (Margin Call, J. C. Chandor, EUA, 2011, 107min.)

29/10 a 09/11 – Trabalho Interno (Inside Job, Charles Ferguson, EUA, 2010, 120min.)

12/11 a 23/11 – Eu, Daniel Blake (I, Daniel Blake, Ken Loach, Reino Unido/França/Bélgica, 2016, 101min.)

Apresentação

O "Ciclo de Filmes e Debates Crise do Capitalismo – dez anos depois" busca auxiliar na compreensão da crise econômica global, iniciada em 2008 no mercado imobiliário norte-americano. A qual atingiu rapidamente enormes proporções e efeitos sistêmicos, afetando mercados dependentes de fluxos internacionais de capital, com consequências tanto para bancos e empresas quanto para pessoas de diferentes países.

Para ajudar a entender uma crise de tais proporções e a refletir sobre suas repercussões atuais, o Ciclo busca o recurso audiovisual. Através de filmes selecionados o participante poderá identificar desde causas da crise, passando por descrições de várias situações, até algumas de suas consequências e repercussões.

Objetivo geral

– Capacitar o participante a identificar alguns elementos centrais da crise econômica do capitalismo iniciada em 2008, tomando como base as interpretações geradas por produções cinematográficas a esse respeito.

Objetivos específicos

– Identificar os agentes e as causas que desencadearam a crise econômica do capitalismo em 2008.
– Evidenciar os efeitos e as consequências da crise ao longo dos últimos dez anos e os seus reflexos no atual modelo civilizatório do mundo.

Público

Professoras(es), pesquisadoras(es), alunas(os), funcionárias(os) da Universidade e interessadas(os) da comunidade em geral.

Certificado

Os certificados do Ciclo de Filmes e Debates: Crise do Capitalismo – dez anos depois estarão disponíveis no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados.

Dias de aula

Ensino a distância (EAD Plataforma Moodle)
Livre

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos