• De 08/03/2018 a 07/05/2018

• Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU (Campus Unisinos | São Leopoldo)

R$ 10,00 por conferência

Inscrições até 07/05/2018

Inscreva-se Agora

08 de março de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – IHU ideias – A (des)construção das violências de gênero nas famílias e na sociedade
Conferencista: Profa. Dra. Denise Falcke – UNISINOS
Campus Unisinos São Leopoldo

14 de março de 2018 (quarta-feira)
19h30min às 22h – Conferência – Violências, prisão e segurança pública: realidades e possibilidades
Conferencista: Prof. Dr. Marcos Rolim – IPA
Local: Auditório Central – UNISINOS
Campus Unisinos São Leopoldo

20 de março de 2018 (terça-feira)
19h30min às 22h – Conferência – Violência e Políticas Públicas na cidade e no campo
Campus Unisinos São Leopoldo

05 de abril de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – IHU ideias – Violência contra crianças, adolescentes e jovens
Conferencista: Prof. Dr. Afonso Armando Konzen – Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP – RS
Campus Unisinos São Leopoldo

12 de abril de 2018 (quinta-feira)
19h30min às 22h – Conferência – Violências, resistências e enfrentamento no mundo urbano
Conferencista: Prof. Dr. David Léo Levisky – Sociedade Brasileira de Psicanálise
Campus Unisinos São Leopoldo

17 de abril de 2018 (terça-feira)
19h30min às 22h – Conferência – Direito à demarcação de terras, conflitos e violência contra povos indígenas do Brasil
Campus Unisinos São Leopoldo

19 de abril de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – IHU Ideias – Violências de gênero e LGBTs
Campus Unisinos São Leopoldo

26 de abril de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – IHU Ideias – A inclusão como possibilidade de enfrentamento às violências
Conferencista: Prof. Dr. Guilherme de Azevedo – UNISINOS
Campus Unisinos São Leopoldo

02 de maio de 2018 (quarta-feira)
14h às 18h – Seminário de apresentação de pesquisas e de projetos com a tematização sobre Violências, Resistências e Enfrentamentos

Acesse aqui a convocatória com as normas e prazos.

19h30min às 22h – Conferência – A produção de violência e morte em larga escala: da biopolítica à tanatopolítica
Campus Unisinos São Leopoldo

07 de maio de 2018 (segunda-feira)
19h30min às 22h – Conferência – Violências e direitos Humanos: perspectivas sobre o tráfico de drogas no Brasil
Campus Unisinos São Leopoldo

*Programação sujeita a alterações.

Apresentação

O Ciclo de estudos e debates "Violências no mundo contemporâneo, interfaces, resistências e enfrentamentos" apresenta-se como demanda de diferentes instâncias da Universidade - ensino, pesquisa e extensão - assim como de instâncias da sociedade civil e dos governos que atuam nos diferentes cenários das violências, desigualdades, direitos humanos e políticas públicas. Considera-se urgente e necessário o aprofundamento teórico sobre o tema, assim como a análise sobre os processos de intervenção nestas realidades, em vista da identificação dos seus determinantes e identificação de possibilidades de enfrentamento nas diferentes esferas e dimensões de suas expressões. O conjunto de atividades previstas pretende reunir pesquisadores, professores, alunos, gestores governamentais, lideranças comunitárias, de movimentos e organizações militantes do campo dos direitos humanos e das políticas públicas, possibilitando sua articulação para a afirmação de projetos locais, regionais, estaduais e nacional de enfrentamento às violências.

Mostra de Trabalhos

Acesse aqui a convocatória com as normas e prazos.

Objetivo Geral

Analisar transdisciplinarmente as configurações, as causas e as interfaces das violências na sociedade contemporânea, assim como as estratégias de resistência e enfrentamento construídas.

Objetivos Específicos

– Analisar as realidades e múltiplas formas de violência, suas causas e consequências na sociedade brasileira e local.

– Identificar as expressões das violências e suas interfaces em relação às desigualdades de classe, gênero, geração, étnico-racial, territorial, ambiental, entre outros.

– Debater os desafios e urgências de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades, violências e violação de direitos, priorizando demandas e necessidades dos mais vulneráveis.

– Subsidiar, apoiar e articular agentes e organizações com atuação nos campos de resistência e enfrentamento às violências.

Público

Professores/as, alunos/as, funcionários/as da Universidade, lideranças de movimentos e organizações populares, gestores e trabalhadores de organizações governamentais e da sociedade civil com atuação nos campos das violências e violação de direitos, assim como das políticas públicas.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UNISINOS

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-000, Brasil

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

R$ 10,00 por conferência