• De 08/03/2018 a 14/06/2018

• Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU (Campus Unisinos | São Leopoldo)

R$ 10,00 por conferência

Este evento já ocorreu

Acesse o álbum de fotos no Facebook.

08 de março de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – A (des)construção das violências de gênero nas famílias e na sociedade
Profa. Dra. Denise Falcke – Unisinos
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

13 de março de 2018 (terça-feira)
19h30min às 22h – Direito à demarcação de terras, conflitos e violência contra povos indígenas do Brasil
Profa. Dra. Fernanda Frizzo Bragato – Unisinos
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

14 de março de 2018 (quarta-feira)
19h30min às 22h – Violências, prisão e segurança pública: realidades e possibilidades
Prof. Dr. Marcos Rolim – Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

20 de março de 2018 (terça-feira)
19h30min às 22h – Múltiplas faces da violência contra as populações do campo, floresta e das águas e as alternativas democráticas
Prof. Dr. Fernando Carneiro – Fiocruz – Ceará
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

05 de abril de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – Violência contra crianças, adolescentes e jovens
Prof. MS Afonso Armando Konzen – FMP – RS
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

12 de abril de 2018 (quinta-feira)
19h30min às 22h – Violências, resistências e enfrentamento no mundo urbano
Prof. Dr. David Léo Levisky – SBPSP
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

02 de maio de 2018 (quarta-feira)
14h às 18h – Seminário de apresentação de pesquisas e de projetos com a tematização sobre Violências, Resistências e Enfrentamentos

Acesse aqui a convocatória com as normas e prazos.

19h30min às 22h – A produção de violência e morte em larga escala: da biopolítica à tanatopolítica
Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz – Unisinos
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

17 de maio de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – A inclusão como possibilidade de enfrentamento às violências
Prof. Dr. Guilherme de Azevedo – Unisinos
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

14 de junho de 2018 (quinta-feira)
17h30min às 19h – Violências e a violação de direitos
Profa. Dra. Maria Palma Wolff – PUCRS
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Programação sujeita a alterações.

Apresentação

O Ciclo de estudos e debates "Violências no mundo contemporâneo, interfaces, resistências e enfrentamentos" apresenta-se como demanda de diferentes instâncias da Universidade - ensino, pesquisa e extensão - assim como de instâncias da sociedade civil e dos governos que atuam nos diferentes cenários das violências, desigualdades, direitos humanos e políticas públicas. Considera-se urgente e necessário o aprofundamento teórico sobre o tema, assim como a análise sobre os processos de intervenção nestas realidades, em vista da identificação dos seus determinantes e identificação de possibilidades de enfrentamento nas diferentes esferas e dimensões de suas expressões. O conjunto de atividades previstas pretende reunir pesquisadores, professores, alunos, gestores governamentais, lideranças comunitárias, de movimentos e organizações militantes do campo dos direitos humanos e das políticas públicas, possibilitando sua articulação para a afirmação de projetos locais, regionais, estaduais e nacional de enfrentamento às violências.

Mostra de Trabalhos

Acesse aqui a convocatória com as normas e prazos.

Acesse aqui a lista de trabalhos aprovados.

Objetivo Geral

– Analisar transdisciplinarmente as configurações, as causas e as interfaces das violências na sociedade contemporânea, assim como as estratégias de resistência e enfrentamento construídas.

Objetivos Específicos

– Analisar as realidades e múltiplas formas de violência, suas causas e consequências na sociedade brasileira e local.
– Identificar as expressões das violências e suas interfaces em relação às desigualdades de classe, gênero, geração, étnico-racial, territorial, ambiental, entre outros.
– Debater os desafios e urgências de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades, violências e violação de direitos, priorizando demandas e necessidades dos mais vulneráveis.
– Subsidiar, apoiar e articular agentes e organizações com atuação nos campos de resistência e enfrentamento às violências.

Público

Professores/as, alunos/as, funcionários/as da Universidade, lideranças de movimentos e organizações populares, gestores e trabalhadores de organizações governamentais e da sociedade civil com atuação nos campos das violências e violação de direitos, assim como das políticas públicas.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU