Ciclo de Estudos do Livro "O Capital no Século XXI" - A Estrutura da Desigualdade

De 19/09/2016 a 28/10/2016
Campus São Leopoldo

Apresentação

Vive-se em um momento em que os níveis globais de desigualdade só têm aumentado, o que tem gerado o questionamento da tese de que o liberalismo econômico poderia resultar em uma sociedade mais igualitária. Uma contribuição nesse debate foi o lançamento do livro O Capital no Século XXI (Le capital au XXI e Siècle, Ed. Seuil, 2013), do economista francês Thomas Piketty, o qual analisa historicamente o capitalismo, evidenciando que a acumulação de riqueza não é advinda da meritocracia, do merecimento do esforço individual de cada um, mas sim que grande parte dela é gerada na herança. Isso possibilita que os herdeiros poupem mais e, com isso, acumulem mais riqueza financeira ou material.
Em síntese, o argumento central é o de que numa economia em que a taxa de rendimento sobre o capital supera a taxa de crescimento, a riqueza herdada sempre crescerá mais rapidamente do que a riqueza conquistada. Com isso, consolida-se o fortalecimento de uma espécie de "capitalismo patrimonial". Assim, começa-se a questionar se há uma concentração de renda ou de capital.
A questão da desigualdade se faz muito presente no Brasil, onde há vários problemas relacionados e decorrentes dessa condição. Verifica-se a grande concentração de rendas, de terras, de patrimônios e de fortunas. Inclusive há falta de dados transparentes e suficientes na própria Receita Federal, assim como em outras instituições. E isso não é algo que ocorre agora. Sabe-se que, historicamente, o Brasil é um país em que a desigualdade está sempre muito evidente.
Nesse sentido, precisam-se estudar temas fundamentais que constituem o atual sistema econômico global, tais como: a relação que há entre crescimento econômico e distribuição de renda; as diferenças existentes entre a distribuição de renda do trabalho e da propriedade do capital; e as possibilidades de desenvolver mecanismos que possibilitem regular o capital no século XXI.

Quais são os objetivos?

Objetivo geral
Discutir a realidade da desigualdade brasileira a partir dos elementos analisados no livro O Capital no Século XXI.

Objetivos específicos:
- problematizar as principais ideias e conceitos econômicos elencados no livro, relacionando-os ao contexto econômico e social do Brasil;
- debater a dinâmica da relação capital/renda e da distribuição da renda nacional entre rendas do trabalho e do capital, evidenciando como isso ocorre no País;
- evidenciar as diferenças existentes entre a distribuição da renda do trabalho e da propriedade do capital, destacando a realidade brasileira;
- verificar a importância que as heranças assumem na constituição da estrutura da desigualdade a longo prazo no Brasil;
- identificar políticas públicas e lições normativas que fomentem a construção de estruturas e alternativas que possibilitem a redução da desigualdade no Brasil.

É destinado a quem?

Professores/as, estudantes universitários/as e comunidade em geral.

Distribui certificado?

Os certificados do CICLO DE ESTUDOS DO LIVRO "O CAPITAL NO SÉCULO XXI" - A ESTRUTURA DA DESIGUALDADE estarão disponíveis a partir de 14/11/2016 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.

Dias de aula

EAD Plataforma Moodle - periodicidade semanal

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos - IHU