Aula Inaugural do PPGLA da UNISINOS

Inscrições encerradas

Apresentação

A Aula Inaugural do PPGLA da UNISINOS acontece todos os semestres, trazendo professores pesquisadores para discorrerem sobre temas de interesse da comunidade da área dentro do âmbito da Linguística Aplicada. Nesta edição, em Aspectualização no Discurso e Leitura de Textos, a professora pesquisadora convidada discorrerá sobre sua experiência na área.

Quais são os objetivos?

Proporcionar a atualização do aluno e de interessados sobre as diversas temáticas no âmbito da Linguística Aplicada e desenvolver a reflexão sobre possibilidades de interface com outras áreas. Neste semestre, especificamente, promover o conhecimento sobre os estudos da aspectualização na língua e no discurso, sob uma perspectiva semiótica, e sua aplicação no ensino, em atividades de leitura de textos.

É destinado a quem?

Alunos de graduação e de pós-graduação e demais interessados na temática.

Distribui certificado?

O curso é gratuito. A emissão de certificado é mediante a participação do aluno no curso.

Dias de aula

Segunda-feira, 9 às 11h

Núcleo de Estudos Avançados em Linguagem, Interação e Tecnologias - NEALIT
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PPGLA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Programação

O aspecto na língua e no discurso: conceituação e metodologia de análise. Aspectualização sob a perspectiva semiótica. Procedimentos de discursivização e aspectualização temporal, espacial e actancial. Aspectualização na enunciação e no enunciado. Aplicação dos estudos da aspectualização nas atividades de leitura.

Ministrante

Regina Souza Gomes