Aspectos Neuroquímicos e Endócrinos do Comportamento Alimentar

18/10/2017
Campus São Leopoldo

Apresentação

O curso de extensão em Aspectos Neuroquímicos e Endócrinos do Comportamento Alimentar aborda os conceitos básicos das relações entre a neuroquímica e o sistema endócrino, a fim de compreender melhor o comportamento alimentar e a neurociência nutricional.

Quais são os objetivos?

Apresentar os conceitos atuais dos mecanismos de controle da fome e saciedade; entender os mecanismos neurais e hormonais do controle da homeostase energética; as bases neurobiológicas dos comportamentos motivados e da alimentação hedônica; os processos cognitivos e emocionais que influenciam o comportamento alimentar e os mecanismos de ação de fármacos que alteram o comportamento alimentar através do sistema nervoso central.

É destinado a quem?

Alunos dos cursos de Nutrição, Gastronomia, Engenharia de Alimentos, Farmácia e Biologia, bem como, público e profissionais em geral.

Distribui certificado?

Será fornecido certificado digital a todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
Os certificados estarão disponíveis em até 15 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.

Dias de aula

Quarta-feira, 13:30 hs às 17:30 hs

Não há

Universidade do Vale do Rio dos Sinos _ Unisinos

Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação - UAPPG
Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde - itt Nutrifor

Programação

Serão discutidos os mecanismos neurais de controle do comportamento alimentar, tanto em relação ao controle da homeostase energética, quanto em relação a fatores não-homeostáticos como o prazer, o aprendizado, a memória, as emoções e as interações sociais.
Conteúdo:
Bases neurais dos comportamentos motivados
Desenvolvimento do comportamento alimentar
Aspectos neuroendócrinos e neuroquímicos do comportamento alimentar
Mecanismo de ação de fármacos que alteram o comportamento alimentar através do sistema nervoso central

Ministrante

Profª Drª Juliana de Castilhos