Ação Voluntária - Jogos Digitais e o CMEB Flôres da Cunha/Esteio

• De 11/10/2018 a 29/11/2018

• CMEB Flores da Cunha (Esteio) e sala D10 100K (Unisinos São Leopoldo).

Evento gratuito.
Inscrições encerradas

Apresentação

Criar jogos digitais para alfabetização usando a plataforma móvel e integrado com projeto de aprendizagem realizado pelos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental Centro Municipal de Educação Básica Flôres da Cunha. Envolverá a integração de robótica, dispositivos móveis e Arduino. Trata-se de um evento inovador que mistura as dinâmicas de workshops, game jams e hackathons. Durante oito semanas os participantes desenvolverão jogos digitais móveis e efetuarão a integração dos jogos com a plataforma de hardware. Além de encontros presenciais de mentoria na universidade, os participantes realizarão as atividades online e visitas na escola.

Quais são os objetivos?

• Desenvolver jogos digitais para plataforma móvel integrado com Arduino;
• Cocriar e desenvolver jogos digitais com objetivo de ensino-aprendizagem (serious games);
• Aprender ferramentas de desenvolvimento e colaboração de equipes remotas;
• Vivenciar e compartilhar experiências com alunos e professores;
• Atuar de forma voluntária na sociedade.

É destinado a quem?

Acadêmicos do curso de Jogos Digitais ou qualquer interessado que possa colaborar com programação, programação para o Arduino, arte 2D, arte 3D, roteiros, sonorização e/ou trilha sonora.

Distribui certificado?

Neste caso, o cômputo das horas complementares já está previsto automaticamente aos alunos que tiverem frequência no evento. Os certificados online estarão disponíveis, em até 30 dias após o término do evento, no portal Unisinos.

Dias de aula

Encontros presenciais: Quintas-feiras, das 14h às 17h

Pré-requisitos

Ter conhecimento em programação, programação para o Arduino, arte 2D, arte 3D, roteiros, sonorização e/ou trilha sonora.

Centro Municipal de Educação Básica Flôres da Cunha

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Unidade Acadêmica de Graduação
Graduação Tecnológica em Jogos Digitais

Data Local Programação
11/10 - CMEB Flores da Cunha (Esteio) - Encontro na escola para entender o contexto, conhecer os projetos dos alunos e o robô.
25/10 - D10 100K - Discussão e encaminhamentos na Unisinos São Leopoldo. Mentoria de Arduíno.
08/11 - D10 100K - Resolução de dúvidas. Na Unisinos São Leopoldo.
22/11 - D10 100K - Resolução de dúvidas e integrações. Na Unisinos São Leopoldo.
29/11 - CMEB Flores da Cunha (Esteio) - Encontro na escola para efetuar a devolutiva, entrega dos jogos e a integração com robô

Ministrante

Professor: Marcio Garcia Martins