Evento A reinvenção da política no Brasil contemporâneo - Limites e perspectivas

23/03/2017 a 17/05/2017
Instituto Humanitas Unisinos - IHU
São Leopoldo

Programação

1. 19h30min Conferência – A reinvenção da esquerda brasileira no pós-lulismo. Continuidades e rupturas
    []Conferencista: Prof. Dr. Pablo Ortellado – USP
    Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Entrevista: O futuro da esquerda dependerá do modo como irá se relacionar com os movimentos sociais descentralizados. Entrevista especial com Pablo Ortellado.

Apresentação

Olhando para a realidade brasileira atual, ou seja, para o Brasil contemporâneo, percebe-se que há realmente um triplo esgotamento, como afirma Safatle (2016): esgotamento de uma era histórica; de um modelo de desenvolvimento; e da esquerda brasileira. Segundo o mesmo autor, esgotou-se, aquilo que se convencionou chamar de Nova República, inaugurada no Brasil pós-ditadura, caracterizada por um regime de acomodação e integração dos setores que haviam apoiado o regime militar. E, ao invés de a esquerda romper com esse modelo, o adotou como modo de governo a aliança com os núcleos empresariais, transformando-se em um grande modelo de gestão da corrupção institucionalizada, o que levou ao próprio esgotamento.

Objetivo geral

• Analisar transdisciplinarmente as possibilidades e limites da reinvenção política do Brasil contemporâneo, enfocando principalmente o ser e fazer da esquerda no país.

Público-alvo

Professores(as), pesquisadores(as), alunos(as), funcionários(as) da Universidade, movimentos sociais e interessados(as) da comunidade em geral.

Certificado

Os certificados estarão disponíveis a partir de 31/05/2017 no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

12h30min

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique Luz – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. Dra. Susana M. Rocca – UNISINOS

Comissão Técnico-científica

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Prof. Dr. Castor Ruiz Bartolomé – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique Luz – UNISINOS
Profa. Dra. Maria Aparecida Rocha – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. Dra. Susana M. Rocca – UNISINOS

Serviços

Conveniências: Confira aqui as conveniências oferecidas no Campus, tais como restaurantes, achados e perdidos, agências bancárias, lojas, entre outros. Para imprimir o arquivo, acesse a versão em PDF.

Transportes: Confira aqui os itinerários de ônibus e trensurb.

Unisinos - Campus São Leopoldo

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750, Brasil