Evento 5º Ciclo de Estudos: Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo - A centralidade das pe

De 22/03/2017 a 01/06/2017
No Instituto Humanitas Unisinos – IHU
São Leopoldo

Este evento já aconteceu.

Para ficar sabendo dos próximos eventos que acontecerão na Unisinos, assine a Newsletter ou acesse o Calendário de Eventos .

Vídeo em destaque

Assista aos outros vídeos do evento acessando a Playlist do YouTube.

Confira as fotos do evento no Álbum do Facebook .

Programação

1. 19h30min Conferência – Dinâmicas das periferias e a (re)produção da(s) metrópole(s). Um olhar a partir de São Paulo
    []Conferencista: Prof. Dr. Daniel Hirata – Universidade Federal Fluminense – UFF

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Confira o material utilizado pelo conferencista

Entrevista: São Paulo: uma metrópole mundial, altamente desigual e com múltiplas disputas sobre o seu futuro. Entrevista especial com Daniel Hirata

Cadernos

[] Mobilização e ocupações dos espaços físicos e virtuais: possibilidades e limites da reinvenção da política nas metrópoles. Cadernos IHU ideias n. 255. Autor: Marcelo Castañeda

Revistas

[] Metrópole, territórios e a reconfiguração das cidades. Revista IHU On-Line n. 455

Entrevistas

A forte transformação das heterogêneas periferias brasileiras. Entrevista especial com Cibele Rizek.

A racionalidade econômica sustenta o tráfico de drogas de Norte a Sul do Brasil. Entrevista especial com Luís Flávio Sapori.

Setores políticos 'progressistas' e a compreensão enviesada e utilitarista da periferia. Entrevista especial com Henrique Costa.

Valores da periferia estão mais próximos do anarquismo do que do liberalismo. Entrevista especial com Marcio Pochmann.

A “distribuição de cidade” contra a senzalização da metrópole. Entrevista especial com Erminia Maricato.

A potência criativa das periferias na construção de novas narrativas web. Entrevista especial com Eduardo Alves.

Megaeventos e a mercantilização das metrópoles brasileiras. Entrevista especial com Orlando Alves dos Santos Junior.

Metrópoles e Multidão: das políticas públicas às políticas do comum. Entrevista especial com Alexandre Mendes.

Metrópoles brasileiras carecem de governabilidade. Entrevista especial com Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.

A marcha cega diante o fascínio da violência.

Internet potencializa experiência de movimentos sociais.

A periferia brasileira, lugar de lutar.

Periferias produzem narrativas sobre a própria identidade.

Quer dizer, então, que a periferia é liberal?

A periferia liberal e os riscos da disputa narrativa “dos pobres”.

A disputa pelo liberalismo popular das periferias.

A ascensão da cultura pentecostal nas periferias brasileiras e a influência dos evangélicos na política.

Polarização política é indefinida nas periferias da cidade de São Paulo, diz estudo.

Xadrez da disputa ideológica nas metrópoles.

(Re)Ver as Metrópoles é (re)ver as políticas públicas.

A metrópole monstro e sua multiformance em busca de outro mundo possível.

Apresentação

A partir dos acúmulos realizados no primeiro, segundo, terceiro e quarto Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU propõe a realização da quinta edição do referido ciclo, no sentido de compreender as metrópoles e seus movimentos enquanto reinvenção dos espaços políticos e suas formas de construção, olhando atentamente para as dinâmicas que ocorrem a partir das periferias e que colaboram decisivamente para a referida reinvenção. Compreensão que permitirá explorar as metrópoles à luz dos conceitos de multidão e do comum, de forma a perceber nelas os diferentes modos de ser e existir que se forjam nas singularidades das periferias brasileiras, podendo inspirar possibilidades e limites quanto a (re)invenção do(s) espaço(s) político(s) e suas formas de construção, no sentido da superação dos atuais modelos de construção política e participação cidadã, numa perspectiva de cocriação e coprodução. Perspectiva que será analisada a partir dos diferentes sujeitos, das diferentes formas de ser e viver a metrópole, ressaltando a centralidade das periferias.

Objetivo geral

Analisar transdisciplinarmente as metrópoles à luz das periferias brasileiras com os seus modos de vida, os seus sistemas políticos, econômicos, culturais e sociais, apontando desafios e possibilidades que permitam melhor compreender as dinâmicas que contribuem para a reinvenção do ser em sociedade.

Professores(as), estudantes universitários(as) e comunidade em geral.

Certificado?

Os certificados estarão disponíveis a partir de 23/06/2017 no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

Comissão organizadora

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS