Evento 5º Ciclo de Estudos: Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo - A centralidade das pe

De 22/03/2017 a 15/05/2017
No Instituto Humanitas Unisinos – IHU
São Leopoldo

22 de março (quarta-feira)

19h30min às 22h – Conferência: Dinâmicas das periferias e a (re)produção da(s) metrópole(s). Um olhar a partir de São Paulo

Conferencista: Prof. Dr. Daniel Hirata – UFF

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

03 de abril (segunda-feira)

19h30min às 22h – Conferência: Cultura pentecostal no Brasil contemporâneo: periferias urbanas em foco

Conferencista: Profa. Dra. Christina Vital – UFF

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

27 de abril (quinta-feira)

19h30min às 22h – Conferência: A escalada da violência diante dos avanços econômico-sociais na (re)produção das metrópoles

Conferencista: Prof. Dr. Luis Flávio Sapori – PUC-Minas

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

03 de maio (quarta-feira)

19h30min às 22h – Conferência: As sociabilidades virtuais glocalizadas na metrópole. Experiências da periferia de Recife

Conferencista: Prof. Dr. Breno Augusto Souto Maior Fontes – UFPE

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

10 de maio (quarta-feira)

19h30min às 22h – Conferência: Itinerários versados – redes, pertenças e modos de ser nas periferias de Porto Alegre

Conferencista: Prof. Dr. Leandro Rogério Pinheiro – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

15 de maio (segunda-feira)

19h30min às 22h – Conferência: Do morro ao asfalto. As novas centralidades da periferia e a metrópole policêntrica

Conferencista: Prof. Dr. Gerardo Silva – UFABC

Apresentação

A partir dos acúmulos realizados no primeiro, segundo, terceiro e quarto Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU propõe a realização da quinta edição do referido ciclo, no sentido de compreender as metrópoles e seus movimentos enquanto reinvenção dos espaços políticos e suas formas de construção, olhando atentamente para as dinâmicas que ocorrem a partir das periferias e que colaboram decisivamente para a referida reinvenção. Compreensão que permitirá explorar as metrópoles à luz dos conceitos de multidão e do comum, de forma a perceber nelas os diferentes modos de ser e existir que se forjam nas singularidades das periferias brasileiras, podendo inspirar possibilidades e limites quanto a (re)invenção do(s) espaço(s) político(s) e suas formas de construção, no sentido da superação dos atuais modelos de construção política e participação cidadã, numa perspectiva de cocriação e coprodução. Perspectiva que será analisada a partir dos diferentes sujeitos, das diferentes formas de ser e viver a metrópole, ressaltando a centralidade das periferias.

Objetivo geral

Analisar transdisciplinarmente as metrópoles à luz das periferias brasileiras com os seus modos de vida, os seus sistemas políticos, econômicos, culturais e sociais, apontando desafios e possibilidades que permitam melhor compreender as dinâmicas que contribuem para a reinvenção do ser em sociedade.

Professores(as), estudantes universitários(as) e comunidade em geral.

Certificado?

Os certificados estarão disponíveis a partir de 23/06/2017 no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

Comissão organizadora

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS