De 26/09/2016 a 23/11/2016
No Instituto Humanitas Unisinos - IHU
São Leopoldo

Apresentação

A partir dos acúmulos realizados no primeiro, segundo e terceiro Ciclos de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU propõe a realização da quarta edição do evento, visando compreender as metrópoles e seus movimentos enquanto reinvenção dos espaços políticos e das suas formas de construção.

Os três primeiros ciclos oportunizaram mapear, problematizar e colocar em diálogo as diferentes perspectivas, limites e possibilidades das metrópoles. A quarta edição visa aprofundar a compreensão das expressões, manifestações e lutas de resistência metropolitanas enquanto espaços públicos, comuns e políticos. Espaços estes que podem contribuir para reinvenção da política, tanto no que diz respeito à micropolítica (FOUCAULT, 2001), como também à grande política. (ARENDT, 2005).

Sustenta–se que (re)pensar as metrópoles e as suas potencialidades, a partir de ideias como multidão e o comum (NEGRI; HARDT, 2005; 2014), pode contribuir para encontrar arquitetura(s) social(ais) e dos espaços políticos que permitam atrair as subjetividades atuais em termos de participação e engajamento. Algo relevante em um contexto em que, se por um lado as tecnologias parecem potencializar essa atração, os espaços políticos atuais parecem forjados de forma contrária à participação das (novas) subjetividades (SCHIAVONE, 2016), forjadas dentro da terceira e da quarta revolução industrial. (SCHWAB, 2016).

Faz-se fundamental o aprofundamento dessas questões para contribuir no pensar de outras formas de fazer política, de organizar e efetivar o viver em sociedade, para além das formas de representação Estado/sociedade. É isso o que se propõe no 4º Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum, que busca analisar transdisciplinarmente as metrópoles à luz de conceitos como multidão, comum, poder constituinte, tempo e espaço, apontando desafios e possibilidades em relação à reinvenção dos espaços políticos e suas formas de construção.

Objetivo geral

• Analisar transdisciplinarmente as metrópoles à luz de conceitos como multidão, comum, poder constituinte, tempo e espaço, apontando desafios e possibilidades em relação à reinvenção dos espaços políticos e suas formas de construção.

Objetivos específicos

• Refletir acerca das metrópoles enquanto espaços de (re)invenção da política e suas formas de construção.
  • Aprofundar a compreensão das expressões, manifestações e lutas de resistência das populações metropolitanas enquanto espaços públicos, comuns e políticos.
  • Discutir possibilidades de superação dos atuais modelos de construção política e participação cidadã a partir das ideias de multidão, do comum, de cocriação e de coprodução aplicados ao contexto metropolitano.
  • Compreender as metrópoles como espaços de construção plurais, diversos e de governamento das vidas, capazes de construir uma sociedade economicamente justa, politicamente democrática, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e culturalmente plural.

Ministrante

Prof. Dr. Roberto Romano - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Prof. Dr. Salvador Andrés Schavelzon - Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco - UNIFESP
Profa. Dra. Maria Stela Santos Graciani - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Prof. Dr. Marcelo Castañeda - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Certificado

Os certificados deste evento estarão disponiveis, mediante solicitação no Atendimento Unisinos e pagamento de taxa, a partir de 08/12/2016 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

Comissão organizadora

Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS
MS Jeferson Ferreira Rodrigues – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique Luz – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. Dra. Susana Maria Rocca – UNISINOS

Comissão técnico–científica

Profa. Dra. Claudia de Salles Stadtlober – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Edelberto Behs – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz
Profa. Dra. Maria Aparecida Rocha – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. Dra. Susana Maria Rocca – UNISINOS

Programação

1. 19h30min Conferência – Reinvenção do espaço público e político: o individualismo atual e a possibilidade de uma democracia da igualdade e dos afetos – Prof. Dr. Roberto Romano
    [] Conferencista: Prof. Dr. Roberto Romano – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
    Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU

Entrevista: 'Se não houver invenção democrática, o rumo da burocracia, e mesmo do totalitarismo, é inelutável'. Entrevista especial com Roberto Romano.

• Unisinos
  • Instituto HumanitasUnisinos
Este evento já ocorreu
  • De 26/09/2016 a 23/11/2016