• De 04/09/2018 a 08/11/2018

• Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU | Campus Unisinos São Leopoldo (Av. Unisinos, 950 – Bairro Cristo Rei, São Leopoldo – RS)

R$ 10,00 por palestra

Este evento já ocorreu

04 de setembro de 2018 (terça-feira)

8h30min – Início do Credenciamento

8h50min – Abertura

9h às 11h – O cenário eleitoral brasileiro e a participação das juventudes. Possibilidades e Limites
Profa. Dra. Rosana Pinheiro-Machado – UFSM

11h às 12h30min – Os projetos políticos da eleição brasileira de 2018 e os papéis da esquerda. (Im)previsões e análises
Prof. Dr. Moysés Pinto Neto – Ulbra
12h30min às 14h – Intervalo

14h às 16h – A política do comum e do protótipo. Possíveis alternativas à captura da política e do Estado
Prof. Dr. Henrique Z. Parra – Unifesp

16h15min às 18h – A democracia sem partidos e a partir das muitas e dos muitos. (Re)Invenção política?
Prof. MS Roberto Rolim Andres – UFMG e Piseagrama

08 de novembro de 2018 (quinta-feira)

8h30min – Início do Credenciamento

9h às 11h – O cenário pós-eleitoral no Brasil. Possibilidades e Limites
Prof. Dr. Roberto Dutra Torres Junior – UENF

11h às 12h30min – A (nova) biossocialidade brasileira no cenário pós-eleitoral. Limites e Perspectivas
Prof. Dr. Orlando Fernandes Calheiros Costa – PUC-Rio

12h30min às 14h – Intervalo

14h às 16h – Juventudes e periferias no cenário pré e pós-eleitoral brasileiro
MS Henrique Costa

16h15min às 18h – Trabalho, renda universal, (des)igualdades e a reinvenção da esquerda. Desafios e perspectivas
Prof. Esp. Fernando Cavalcanti Walcacer – PUC-Rio

Apresentação

O "4º Ciclo de Estudos – A reinvenção da política no Brasil contemporâneo. Limites e perspectivas" complementa uma trajetória de três semestres de debates, artigos, revistas e produção de conhecimento acerca de alternativas ao triplo esgotamento evidenciado na realidade política brasileira. Na terceira edição fez este debate à luz do contexto e dos esgotamentos evidenciados na América Latina de maneira mais geral e agora, na quarta edição, o fará à luz da perspectiva dos últimos acontecimentos da política brasileira e do pleito eleitoral de 2018/2 que se avizinha. Assim, nesta edição, une as reflexões anteriores que contaram com professores de mais de dez programas de pós-graduação de diferentes universidades brasileiras e da América Latina, com o contexto prático e pragmático da política do país, no sentido de construir avanços e traçar cenários e possibilidades pré-eleitorais e, principalmente, pós-eleitorais. Não se trata de um debate sobre eleições, mas que reconhece a realidade e as evidencias do momento para pensar em alternativas de (re)invenção política no curto, médio e longo prazos. Por isso da sua metodologia com dias de debate pré e pós-eleitoral.

Objetivo geral

Analisar transdisciplinarmente as possibilidades e limites da reinvenção política do Brasil contemporâneo, enfocando principalmente o cenário pré e pós-eleitoral de 2018.

Objetivos Específicos

– Explorar a construção política brasileira dos últimos anos, enfocando principalmente as trajetórias das esquerdas, as polarizações e as alternativas que podem superá-las.
– Aprofundar a compreensão do momento atual brasileiro, enfocando seus esgotamentos e possibilidades.
– Identificar possibilidades e limites da reinvenção dos espaços e actores políticos e suas formas de construção no Brasil.
– Problematizar diferentes propostas e reflexões acerca do ser e fazer esquerda e política no Brasil e suas possíveis contribuições ou não para futuros projetos de paísda dimensão social, da promoção da justiça, da defesa dos direitos humanos e da ecologia.

Público

Professoras(es), pesquisadoras(es), alunas(os), funcionárias(os) da Universidade e interessadas(os) da comunidade em geral.

Certificado

Os certificados do 4º Ciclo de Estudos – A reinvenção da política no Brasil contemporâneo. Limites e perspectivas estarão disponíveis a partir de 30 dias no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata do evento para registrar a presença.

14h40min

Dias de aula