• De 22/03/2018 a 30/05/2018

• Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU (Campus Unisinos | São Leopoldo)

R$ 10,00 por conferência

Inscrições até 30/05/2018

Inscreva-se Agora

22/03/2018 (quinta-feira)
Conferência: O atual cenário brasileiro e a reinvenção política. Limites e possibilidades

09/04/2018 (segunda-feira)
Conferência: Novos desenvolvimentismos no Brasil. Tendências e desafios para a economia brasileira
Conferencista: Prof. Dr. Ricardo de Medeiros Carneiro – UNICAMP

15/05/2018 (terça-feira)
Conferência: Trabalho, renda universal, (des)igualdades e a reinvenção da esquerda. Desafios e Perspectivas
Conferencista: Profa. Dra. Tatiana Roque – UFRJ

28/05/2018 (segunda-feira)

A reinvenção política no Brasil contemporâneo à luz das experiências latino-americanas

8h30min – Início do Credenciamento

8h50min – Abertura

9h às 10h30min – A modernidade viscosa latino-americana e a reinvenção política no Brasil
Conferencista: Prof. Dr. Eduardo Gudynas – Centro Latino-Americano de Ecologia Social

10h30min às 11h – Debate

11h às 12h15min – Populismo pós-estrutural e multidão. Possibilidades à reinvenção política brasileira e latino-americana
Conferencista: Prof. Raúl Zibechi

12h15min às 12h35min – Debate

12h30min às 14h – Intervalo

14h às 15h30min – O contexto latino-americano e a reinvenção da política e da esquerda

15h30min às 16h – Debate

16h15min às 17h30min – O cenário político e da esquerda no Brasil à luz do contexto latino-americano

17h30min às 18h – Debate

18h15min às 19h15min – Apresentações de trabalhos científicos

30/05/2018 (quarta-feira)
Conferência: Dos retrocessos e do patrimonialismo na política brasileira à inevitável explosão de possibilidades

Apresentação

Diante da realidade brasileira atual, ou seja, frente ao Brasil contemporâneo, percebe-se que há realmente um triplo esgotamento, como afirma Safatle (2016): esgotamento de uma era histórica; de um modelo de desenvolvimento; e da esquerda brasileira. Segundo o mesmo autor, esgotou-se, aquilo que se convencionou chamar de Nova República, inaugurada no Brasil pós-ditadura, caracterizada por um regime de acomodação e integração dos setores que haviam apoiado o regime militar. E, ao invés de a esquerda romper com esse modelo, o adotou como modo de governo a aliança com os núcleos empresariais, transformando-se em um grande modelo de gestão da corrupção institucionalizada, o que levou ao próprio esgotamento.

Quais são os objetivos?

Geral:
Analisar transdisciplinarmente as possibilidades e limites da reinvenção política do Brasil contemporâneo, enfocando principalmente o ser e fazer da esquerda no país.

Específicos:
– Explorar a construção política brasileira dos últimos anos, enfocando principalmente as trajetórias da esquerda no país.
– Aprofundar a compreensão do momento atual brasileiro, enfocando seus esgotamentos e possibilidades
– Identificar possibilidades e limites da reinvenção dos espaços políticos e suas formas de construção no Brasil.
– Problematizar diferentes propostas e reflexões acerca do ser e fazer esquerda no Brasil e suas possíveis contribuições ou não para futuros projetos de país.
– Analisar a construção política brasileira, seus limites, possibilidades e perspectivas à luz das experiências e do contexto latino-americano.

É destinado a quem?

Professores, pesquisadores, alunos, funcionários da Universidade, movimentos sociais e interessados da comunidade em geral.

22h30min

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos

Comissão Organizadora
Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
Prof. Dr. Laércio Antônio Pilz – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. Dra. Susana Maria Rocca – UNISINOS

Comissão Técnico-Científica
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
Prof. Dr. Laércio Antônio Pilz – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. Dra. Susana Maria Rocca – UNISINOS

Unisinos - Campus São Leopoldo

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-000, Brasil

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

R$ 10,00 por conferência