• De 15/03/2018 a 06/06/2018

• Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU | Campus Unisinos São Leopoldo (Av. Unisinos, 950 – Bairro Cristo Rei, São Leopoldo – RS)

R$ 10,00 por atividade

Este evento já ocorreu

Acesse o álbum de fotos no Facebook.

15 de março de 2018 (quinta-feira)
19h30min às 22h – Inteligência artificial e o futuro do trabalho
Prof. Dr. Cesar Alexandre de Souza – USP
Auditório Central – Unisinos
Acesse a apresentação em PDF

21 de março de 2018 (quarta-feira)
19h30min às 22h – A formação profissional no contexto da revolução 4.0
Prof. Dr. Fábio do Prado – FEI – SP
Acesse a apresentação em PDF

10 de abril de 2018 (terça-feira)
19h30min às 22h – Smart cities, cultura digital e renovação política. Contradições e possibilidades da revolução 4.0
Prof. Dr. Massimo Canevacci – USP
Acesse a apresentação em PDF

14 de maio de 2018 (segunda-feira)
19h30min às 22h – A biopolitização das plataformas: capitalismo de vigilância e resistências
MS Rafael Augusto Ferreira Zanatta – Idec – SP
Acesse a apresentação em PDF

06 de junho de 2018 (quarta-feira)
19h30min às 22h – Revolução 4.0 e o trabalho. Dados esclarecedores e a necessária renda universal
Prof. MS Gilberto Faggion – Unisinos e Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz – Unisinos
Acesse as apresentações em PDF: Apresentação 1 e Apresentação 2
Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Programação sujeita a alterações.

Apresentação

A 4ª Revolução Industrial, em curso, tem em comum com as suas antecessoras o fato de existirem inovações tecnológicas que a impulsionam, tais como: inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, impressão em 3D, nanotecnologia, biotecnologia e armazenamento de energia. Em contrapartida, o que torna essa Revolução fundamentalmente diferente das anteriores é a fusão de tecnologias e a interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos. Além disso, ela se diferencia pela intensa velocidade e profundidade das mudanças que traz. Portanto, não basta apenas caracterizar essa Revolução. É preciso também refletir sobre os impactos dessas inovações disruptivas nas nações, sociedades, indústrias, trabalho e indivíduos.

Objetivo Geral

– Analisar as principais características da Revolução 4.0, da automação, da inteligência artificial, da internet das coisas, das comunicações e da energia, prospectando os avanços e refletindo sobre os impactos dessas tecnologias disruptivas nas nações, sociedades, indústrias e indivíduos.

Objetivos Específicos

– Caracterizar as atuais e futuras tecnologias disruptivas, especialmente as advindas da inteligência artificial, da automação, da manufatura digital, da internet das coisas, da energia e das comunicações e da impressão 3D.

– Evidenciar os impactos éticos, sociais, ambientais, econômicos, políticos e biopolíticos da Revolução 4.0.

– Analisar transdisciplinarmente as possibilidades e limites da reinvenção política do Brasil contemporâneo, enfocando principalmente o ser e fazer da esquerda no país.

Público

Professores, acadêmicos, colaboradores da Unisinos, profissionais e comunidade em geral.

Certificado

Os certificados estarão disponíveis a partir de 06/07/2018 no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

12h30min

Dias de aula