• 25/10/2017

• Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU Av. Unisinos, 950 - Bairro Cristo Rei - São Leopoldo/ RS

Este evento já ocorreu

Possíveis caminhos para a reconstrução da esquerda no Brasil

Conferencista: Prof. Dr. Ruy Fausto - USP

Debate: 10h15min às 10h45min
Perspectivismo Político e Pragmatismo Radical. Possibilidades para a reinvenção da política

Conferencista: Prof. Dr. Moysés Pinto Neto - ULBRA

Debate: 12h15min às 12h45min
Uma esquerda para além do PT

Conferencista: Prof. Dr. Fábio Luís Barbosa dos Santos - UNIFESP

Debate – 15h15min às 15h45min
Movimentos tradicionais e movimentos autonomistas. Possibilidades à reinvenção da política e da esquerda no Brasil

Conferencista: Profa. MS Alana Moraes - UFRJ

Debate e encerramento – 17h15min às 17h45min

Apresentação

Olhando para a realidade brasileira atual, ou seja, para o Brasil contemporâneo, percebe-se que há realmente um triplo esgotamento, como afirma Safatle (2016): esgotamento de uma era histórica; de um modelo de desenvolvimento; e da esquerda brasileira. Segundo o mesmo autor, esgotou-se, aquilo que se convencionou chamar de Nova República, inaugurada no Brasil pós-ditadura, caracterizada por um regime de acomodação e integração dos setores que haviam apoiado o regime militar. E, ao invés de a esquerda romper com esse modelo, o adotou como modo de governo a aliança com os núcleos empresariais, transformando-se em um grande modelo de gestão da corrupção institucionalizada, o que levou ao próprio esgotamento.

Objetivo geral

Analisar transdisciplinarmente as possibilidades e limites da reinvenção política do Brasil contemporâneo, enfocando principalmente o ser e fazer da esquerda no país.

Objetivos específicos

- Explorar a construção política brasileira dos últimos anos, enfocando principalmente as trajetórias da esquerda no país.

- Aprofundar a compreensão do momento atual brasileiro, enfocando seus esgotamentos e possibilidades

- Identificar possibilidades e limites da reinvenção dos espaços políticos e suas formas de construção no Brasil.

- Problematizar diferentes propostas e reflexões acerca do ser e fazer esquerda no Brasil e suas possíveis contribuições ou não para futuros projetos de país.

Público

Professores, pesquisadores, alunos, funcionários da Universidade, movimentos sociais e interessados da comunidade em geral.

Certificado

Os certificados estarão disponíveis a partir de 25/11/2017 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.
É imprescindível a assinatura na ata do evento para registrar a presença.

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Unisinos

Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS