De 27/06/2016 a 02/07/2016
Campus São Leopoldo

Apresentação

O 1° WINDEC - Workshop em Segurança Contra Incêndios no Desempenho das Edificações é composto por uma Aula Magna e as seguintes opções de cursos: Materiais e Técnicas para Selagem Corta-Fogo e Compartimentação; Elaboração de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio; Proteção Passiva Estrutural e Controle dos Materiais de Revestimento em Situação de Incêndio.

O Wokshop completo, ou seja, a aula magna mais os três cursos podem ainda ser adquiridos na forma de combo com um preço diferenciado.

Estruturas de aço em situação de incêndio:
Requisitos, normas e princípios do projeto de estruturas de aço em situação de incêndio, métodos de proteção e comportamento das estruturas de aço expostas ao fogo.
Data: 27/06, das 18h às 22h - Local: Anfiteatro Padre Werner - E01

Cursos de Extensão

Produtos e técnicas para selagem corta-fogo:
Principais fundamentos sobre a utilização de produtos firestopping(selagem corta-fogo), abordando tópicos como o teste e seleção de produtos e suas aplicações no projeto e execução de edificações.
Turma 1: 28/06, das 8h30 às 18h30 - Local: Auditório Sérgio Concli Gomes - C09
Turma 2: 02/07, das 8h30 às 18h30 - Local: Sala 401 - Unisinos CIEE Porto Alegre
Turma 3: 30/06, das 8h30 às 18h30 - Local: E09 005

Proteção passiva estrutural e controle dos materiais de revestimento em situação de incêndio:
Conceitos, classificações e ensaios de resistência e reação ao fogo segundo as normas vigentes, critérios de projeto, testes e requisitos necessários para o desempenho correto dos materiais de revestimento e sistemas construtivos estruturais e não estruturais.
Turma 1: 29/06, das 8h30 às 18h30 - Local: E09 005
Turma 2: 30/06, das 8h30 às 18h30 - Local: Auditório Sérgio Concli Gomes - C09

Elaboração do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI):
Atualização sobre a legislação, regulamentações e normas técnicas, assim como documentos administrativos e técnicos necessários para elaboração do PPCI no Rio Grande do Sul.
Turma 1: 28/06, das 8h30 às 18:30 - Local: E09 005
Turma 2: 29/06, das 8h30 às 18:30 - Local: Auditório Sérgio Concli Gomes - C09
Turma 3: 01/07, das 8h30 às 18:30 - Local: E09 005

Quais são os objetivos?

Atualizar o profissional sobre:
Etapas de elaboração do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, bem como sobre a legislação, as regulamentações e normas técnicas a serem utilizadas para as diversas medidas de segurança contra incêndio exigidas para as edificações;
Conceitos e classificações de resistência e reação ao fogo, os ensaios existentes para sua caracterização e elaboração de laudos técnicos, bem como os produtos e técnicas existentes para proteção das estruturas e para melhoria de desempenho dos materiais de revestimento quanto a segurança contra incêndios;
Materiais e técnicas existentes no mercado sobre selagem corta-fogo e selagem de fachadas.
*O curso de materiais e técnicas para selagem corta-fogo, além de extensão universitária, fornecerá certificação internacional de treinamento fornecido pela Firestop University da Specified Technologies Inc. (STI). Esta certificação só poderá ser fornecida para os participantes que sejam engenheiros ou arquitetos e urbanistas.

É destinado a quem?

Profissionais que trabalham ou pretendem atuar na área de projeto de segurança contra incêndio e pânico, técnicos e bombeiros.

Sindicato dos Engenheiros do RS - SENGE/RS;
Sindicato da Indústria da Construção Civil - SINDUSCON/RS;
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA/RS;
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS);
Associação Luso-Brasileira para Segurança Contra Incêndio - ALBRASCI;
Specified Technologies Inc. - STI Firestop;
CKC do Brasil - Proteção Passiva contra o Fogo.

Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBM/RS;
itt Performance - Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil;
UAPPG - Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação;
Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Workshop completo
Graduados, pós-graduados e público geral: R$ 350,00;
Profissionais Técnicos (nível médio) e bombeiros (civis e militares) e estudantes de graduação de outras instituições: R$ 250,00 (mediante comprovação na entrada do evento);
Alunos da graduação Unisinos: R$ 200,00.

Exclusivamente a Aula Magna
Gratuita para todos os públicos.

Curso individual com a aula magna inclusa
Graduados, pós-graduados e público geral: R$ R$ 130,00;
Profissionais Técnicos (nível médio) e bombeiros (civis e militares) e estudantes de graduação de outras instituições: R$ 90,00 (mediante comprovação na entrada do evento);
Alunos graduação Unisinos: R$ 75,00.

Aula Magna (27/06): E01 (Auditório Padre Werner) - Unisinos - São Leopoldo;

Curso de Materiais e Técnicas para Selagem Corta-Fogo e Compartimentação (02/07): CIEE Porto Alegre;

Demais cursos serão nos Auditórios da Escola de Gestão e Negócios - E09 005 e/ou C09 (Auditório Sérgio Concli Gomes) - Unisinos - São Leopoldo/RS.

Unisinos - Campus São Leopoldo

Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-000, Brasil