Especialização em Transplante de Órgãos e Tecidos: integralidade do cuidado e multidisciplinaridade

Período Início do curso: setembro/2018
Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019 Término do curso: 26/04/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre
Dias das aulas Aulas quinzenais na sexta-feira noite e sábado manhã e tarde

Algumas atividades podem ocorrer em até três sábados diferentes dos previstos.

Para que

Em evolução há mais de 50 anos, o transplante de órgãos no Brasil ocupa uma posição de grande importância na promoção da sobrevida de pacientes crônicos e terminais. E, para manter esse desenvolvimento progressivo, é preciso estabelecer equipes multidisciplinares nos hospitais, a fim de qualificar e dinamizar o processo assistencial nas fases pré, intra e pós transplante de órgãos e tecidos.

Com esta especialização, você conseguirá reconhecer e aplicar a Gestão de Processos e Políticas de Saúde em Transplantes no Brasil, desenvolvendo uma prática assistencial integral em transplante. Ainda terá a capacidade de identificar os processos de avaliação, manutenção e psicossociais na doação, captação e avaliação do potencial doador de órgãos e tecidos, considerando as necessidades da família e colaborando para a disseminação do conhecimento sobre o tema, aumentando, assim, o número de doadores no país.

É importante ressaltar que o curso é o único no Brasil a ter enfoque multiprofissional, sendo oferecido em um hospital que é referência em transplantes na América Latina – Hospital Dom Vicente Scherer – que pertence ao Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre.

Para quem

Deseja focar o seu trabalho no atendimento de alta complexidade e nas diversas modalidades de transplantes nas fases pré, intra e pós transplante de órgãos e tecidos? Se você é graduado e atua em áreas como enfermagem, nutrição, serviço social, fisioterapia, farmácia e psicologia ou tem afinidade profissional na área da saúde, como médicos e biomédicos, este curso é essencial para sua carreira profissional.

A qualificação profissional pós-curso

Ao final do curso, você terá capacidade crítica para analisar a legislação, documentação, registros e políticas a fim de qualificar o processo de transplantes. Será capaz de planejar, executar e avaliar as atividades de gestão dos serviços na área, gerenciando os recursos necessários de forma ética. Ainda reconhecerá os processos fisiopatológicos e psicossociais que envolvem os transplantes de órgãos e tecidos, bem como os processos de trabalho que envolvem a Coordenadoria Intra-hospitalar de Transplante. No entanto, o foco da sua atuação será em uma prática que valorize a integração de equipes multiprofissionais, principalmente das áreas da enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, farmácia e fisioterapia, visando a totalidade do cuidado em transplante.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122

Parceiros

Este curso conta com os seguintes parceiros:


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades