Especialização em Segurança de Máquinas e Normativas Técnicas

Para que

Indústrias que trabalham com processos críticos e dotados de muitos riscos, tanto para os operadores como para o meio ambiente, têm a necessidade de tornarem-se cada vez mais seguras. A partir disso, estas empresas, por meio de seus engenheiros, necessitam fazer a descrição de alguns critérios para a modelagem e controle destes processos, a fim de os tornarem seguros. Esses critérios são baseados no conjunto de normas IEC 61511, que versam sobre Segurança Funcional. Esta, que vêm do termo inglês Functional Safety, refere-se aos sistemas e processos industriais ditos Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS),do inglês Safety Instrumented Systems.

Para garantir projetos eficientes na área de segurança de máquinas, é preciso estar alinhado com as normas técnicas de segurança funcional, normas específicas vigentes e as boas práticas de cada área de aplicação. Considerando as exigências do mercado, profissionais com uma capacitação de qualidade e conhecimentos atuais conseguem atingir a excelência nesta área. Esta Especialização capacita você para o aprofundamento em segurança funcional para aplicação em máquinas e suas normativas técnicas vigentes. Tudo isso baseado nos principais aspectos e de acordo com o padrão mundialmente aceito. Voltado para a prática, você conseguirá elaborar projetos e verificar sua adequação em termos de segurança funcional, gestão de segurança, utilização de máquinas e técnicas de metodologia de desenvolvimento, documentação e validação de projetos nas áreas elétricas, pneumática, hidráulica e mecânica, garantindo soluções seguras e sustentáveis para os desafios decorrentes da interação entre homem, tecnologia e ambiente.

O curso conta com parceria da empresa TÜV Rheinland – órgão de maior expressão mundial no que diz respeito a Sistemas de Segurança Funcional – e itt FUSE, com a participação de engenheiros especializados da TÜV Rheinland e empresas parceiras, como Bosch, Siemens, Sick, Festo, Manualtech, Prensas Schuler e Roka Engenharia.

Para quem

Este curso é voltado mais especificamente para engenheiros que realizem projetos de máquinas e processos conforme os requisitos nacionais e internacionais, ou aqueles que trabalhem com adequação de máquinas conforme requisitos regulamentares, de acordo com a NR-12 e marcações internacionais (marcação CE, cTUVus, etc).

A qualificação profissional pós-curso

Ao final do curso você será capaz de interpretar normas para o processo de certificação de produtos, bem como elaborar projetos qualificados na área de automação, que estarão alinhados com normas nacionais e internacionais de segurança funcional. Ainda poderá produzir a documentação descritiva dos produtos, checklists de verificação de projetos e encaminhar e acompanhar os processos de certificação de forma distinta.

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122

Parceiros

Este curso conta com os seguintes parceiros:


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades