Especialização em Qualidade de Software

Período Início do curso: 4/4/2016 Término das atividades: 20/5/2017 Entrega da monografia: 19/7/2017 Término do curso: 17/9/2017
Carga horária420 horas
Avaliações presenciais
no campus Porto Alegre*
Módulo I: 15 e 16/7/2016 Módulos II e III: 25 e 26/11/2016 Módulos IV e V: 19 e 20/5/2017 *Datas sujeitas a alterações
Conheça o Moodle Ambiente de aprendizagem virtual da Unisinos
Moodle Unisinos
Confira o depoimento de ex-alunos

Jorge gosta de poder estudar de qualquer lugar, enquanto Isabel comemora poder conciliar o estudo com as atividades profissionais e também as de mãe.

O curso de Especialização em Qualidade de Software a distância tem como objetivo a formação de profissionais para atuar em melhoria de processos, bem como para garantir a qualidade de processos e de produtos de software.

O curso aborda as principais referências técnicas nacionais e internacionais na área de qualidade de software, e sua estrutura e organização foca em fundamentos do processo de software e qualidade de processos e de produtos de software, além da gestão da qualidade e tópicos especiais, como métodos ágeis.

Trata-se de um curso a distância com um corpo docente formado por profissionais experientes e reconhecidos em todo o país por suas atuações como consultores, avaliadores e pesquisadores na área.

Objetivo geral

Formar profissionais qualificados para atuar em melhoria de processos, bem como para garantir a qualidade dos processos e produtos de software.

Objetivos específicos

    • Formar profissionais que contribuam para o aumento da qualidade do software brasileiro;
    • Capacitar profissionais para a implementação de modelos nacionais e internacionais de qualidade de software;
    • Incentivar pesquisas e o desenvolvimento da área de software, em âmbito nacional, possibilitando o posicionamento do país como um player mundial de desenvolvimento de software com alto padrão de qualidade.

Público de interesse

Profissionais da área de desenvolvimento de software, profissionais que atuam em grupos de melhoria de processos, gerentes de projetos, gerentes de qualidade, analistas de testes e testadores, bem como consultores e avaliadores de processo e de produto de software.

Ao final do curso o aluno deverá demonstrar competências para:

  • Avaliar a situação atual do processo de software de uma organização, utilizando referências técnicas nacionais e internacionais de qualidade de software;
  • Mapear o atual processo de software de uma organização, mesmo que este seja ad hoc;
  • Identificar e priorizar os problemas do processo de software de uma organização;
  • Propor e planejar ações para resolver ou minimizar os problemas identificados;
  • Definir, documentar e implementar processos de software em uma organização, utilizando como base as práticas atuais e a cultura organizacional, assim como as melhores práticas apresentadas em referências técnicas de qualidade de software;
  • Planejar, conduzir e monitorar projetos de melhoria de processos;
  • Planejar, implantar e monitorar a institucionalização de programas de melhoria de processos de software em uma organização;
  • Identificar e analisar o contexto regional e nacional relacionado ao desenvolvimento da indústria de software;
  • Articular programas de melhoria de processos de software com os objetivos estratégicos da organização;
  • Liderar ou participar de grupos de melhoria de processos de software;
  • Interpretar, customizar e implementar referências técnicas nacionais e internacionais de qualidade de software em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Parceiros

A Especialização em Qualidade de Software conta com o seguinte parceiro:

 


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades