Especialização em Psicologia Jurídica

Para que

Muitos psicólogos encontram na Justiça um fértil campo de trabalho, mas as deficiências da formação acadêmica dificultam o seu encontro com uma nova área. Enquanto isso, a Psicologia Jurídica cresce cada vez mais, abordando temas como violência contra a mulher, disputa de guarda, assédio moral no trabalho e inimputabilidade penal. A Especialização em Psicologia Jurídica vem mudar esse cenário de aproximação lenta e informal, oferecendo qualificação para psicólogos, assistentes sociais e juristas.

Abordando demandas emergentes, como Psicologia do Testemunho e Perícias no Direito do Trabalho, o curso desenvolve a sua capacidade crítica, reflexiva e ética, com ênfase nas áreas criminal, familiar e da infância e juventude. As aulas não somente discutem a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico, como analisam as inovações emergentes na teoria, na prática e na pesquisa da Psicologia Jurídica.

Para quem

O curso interessa especialmente a profissionais da Psicologia, do Direito e do Serviço Social, acolhendo também egressos de outras áreas que pretendam aprofundar seus conhecimentos na interface entre Psicologia e Direito. Os conteúdos do curso beneficiarão, por exemplo, pessoas que queiram prestar concurso público para cargos na área, bem como concursados em busca de qualificação. Por isso, estão previstas parcerias com órgãos como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Instituto Geral de Perícias, a Fundação de Atendimento Socioeducativo, a Fundação de Proteção Especial, a Superintendência dos Serviços Penitenciários e as Delegacias de Polícia.

A qualificação profissional pós-curso

Ao conhecer as diferentes possibilidades de atuação do psicólogo jurídico, você sairá do curso pronto para atuar nas áreas de Infância e Juventude, Família e Crime. Você será especialista em processos que envolvam temas como destituição do poder familiar, adoção e aplicação das medidas protetivas e socioeducativas. A sua qualificação não apenas representará um ganho para a Justiça, mas também para a produção de conhecimento na área, já que você terá condições de refletir criticamente sobre a atuação do psicólogo e ampliar a sua articulação entre teoria e prática profissional.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades