Especialização em Patologia nas Obras Civis

Período A definir
Carga horária 428 horas
Local Unisinos CIEE Porto Alegre
Dias das aulas A definir

As construções se deterioram com o tempo. Por isso, o estudo dos defeitos das obras tem grande importância, tanto do ponto de vista de segurança como econômico. A Especialização em Patologia nas Obras Civis da Unisinos tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais envolvidos na área de patologia, oferecendo a oportunidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos. O curso conta com docentes extremamente qualificados e reconhecidos nacionalmente, profissionais de referência na área acadêmica e prática. Conta ainda com o apoio de instituições de renome na área, como o IBRACON e a ALCONPAT, e a pós-graduação é oferecida em parceria com o Instituto de Educação Tecnológica De Luca Daher Ltda.

Objetivos

Qualificar profissionais para atuarem no diagnóstico e terapia de manifestações patológicas em obras civis, correlacionando as tecnologias executivas, de materiais e de sustentabilidade. Fomentar a troca de informações entre os alunos discutindo métodos e técnicas, trazendo soluções que proporcionem pouco impacto ambiental e no desempenho final das obras civis.

Público de interesse

Engenheiros, Arquitetos e demais profissionais diplomados envolvidos com a construção civil.

Perfil do futuro profissional

Ao final do curso o aluno será capaz de:

  • Reconhecer e aplicar os métodos e técnicas de diagnóstico e recuperação de estruturas;
  • Conhecer os conceitos de vistoria, inspeção, monitoração e reforço de obras correntes e especiais;
  • Conhecer os conceitos de tecnologia dos materiais para recuperação e reforço de obras que apresentem manifestações patológicas, visando intervenções adequadas (socialmente justas, tecnicamente e economicamente viáveis);
  • Conhecer e aplicar medidas preventivas e corretivas em obras civis, visando aumentar as suas durabilidades e a consequente melhoria da sustentabilidade que se relaciona com as mesmas.