Especialização em Inovações e Tecnologias Sociais: Reinventando práticas e organizações

Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre

Para quê

A inovação social é amplamente definida como novas práticas, abordagens ou intervenções voltadas a resolução de problemas sociais e à melhoria da qualidade de vida, e tem mobilizado governos, sociedade, empresas e universidades na criação e na análise de experiências ao redor do mundo. Em contextos do Sul global, para ser efetiva e sustentável a inovação social evoca sua finalidade transformadora, entrando em convergência com a tecnologia social. Concebida na Índia, a tecnologia social compreende um conjunto de produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação local e inclusão social em prol de um desenvolvimento mais humano e de uma sociedade mais justa.

Este curso focaliza a perspectiva de inovação social transformadora mediada pela tecnologia social, perspectiva essa que vai além da resolução de problemas sociais, promovendo mudanças institucionais sustentáveis. A formação considera a realidade do Sul global em que estamos inseridos, na qual mudanças em relações de poder, resgate de saberes locais e novos modos de produzir mostram-se pertinentes para a promoção de inovações efetivas e sustentáveis.

O curso formará agentes de inovação social capazes de mobilizar a expertise e o protagonismo de comunidades e organizações através da visão sistêmica dos problemas sociais, atitude inclusiva e uso de tecnologias sociais. O foco na prática, através da perspectiva de aprendizagem baseada em projeto, merece destaque. Ao longo do curso, o aluno irá planejar, implementar, avaliar e sistematizar uma ação socialmente inovadora na organização ou comunidade em que está inserido ou, se desejar, em projetos da Unisinos. Esta ação se vinculará a uma das rotas para a qual o aluno terá orientação teórica e prática mais específica: sociedade, governo, empresa ou universidade.

Salienta-se ainda a presença de especialistas de renome de diferentes estados e países, fruto de articulações institucionais ancoradas em ações e convênios com potencial de incremento da mobilidade docente e discente, de pesquisas internacionais e de produção técnica e acadêmica. Por fim, a diversidade de contextos e saberes dá identidade a este curso, que conta simultaneamente com um corpo docente de excelência acadêmica e com professores organicamente inseridos em distintos contextos, como coletivos, movimentos sociais e empresas. Com isso, alia-se a consistência teórica à dinamicidade crescente das práticas e processos sociais.

Para quem

Gestores públicos e operadores de políticas públicas, empreendedores e lideranças de organizações não-governamentais, ativistas sociais, empresários, profissionais de RH, docentes e pesquisadores, com curso superior e interessados na temática do curso.

A qualificação profissional pós-curso

Ao final do curso o aluno deverá demonstrar competências para:
• Promover contextos colaborativos e inclusivos para a cocriação de inovações sociais transformadoras;
• Reconhecer e articular a diversidade de saberes (técnicos, práticos, científicos, tradicionais ou ancestrais) presentes em comunidades e organizações;
• Conhecer e utilizar ferramentas metodológicas participativas de diagnóstico, projeto, implementação, avaliação e sistematização de conhecimento;
• Realizar diagnósticos, proposição e implementação de ações socialmente inovadoras.

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