Especialização em Enfermagem Obstétrica

Período à definir
Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 538 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre

Para que

As mulheres têm direito ao planejamento reprodutivo e ao parto humanizado. Os seus bebês têm direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Essas garantias estão previstas na Política Nacional de Saúde e nos princípios da Rede Cegonha, mas dependem da formação constante de enfermeiros com perfil ético e humanístico.

A Especialização em Enfermagem Obstétrica fornece essa capacitação, orientada para a assistência e a saúde da população materna e neonatal no contexto do SUS. O curso contribui, assim, para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio da Unicef, no sentido de proporcionar a cobertura universal por ações de saúde sexual e reprodutiva.

Você será formado para acolher a gestante, compreendendo os múltiplos significados de sua gestação. Ainda verá a reprodução como algo psicofísico e não como uma doença que impõe riscos à vida da mãe e do bebê, aplicando ações de promoção, vigilância e atendendo às reais necessidades da mulher e de sua família.

Desde a edição de 2017, o curso atende a Resolução 516/2016 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que estabelece critérios de qualificação, como número mínimo de consultas e partos que o enfermeiro obstétrico precisa ter acompanhado para sua formação. Mas ainda é fundamental aumentar o número de profissionais de saúde na área, para uma assistência no pré-natal de baixo risco, prevenindo riscos gestacionais e preparando a gestante e o casal para o parto normal.

Para quem

A especialização se destina a profissionais graduados em Enfermagem, e irá beneficiar particularmente aqueles que atuam ou tenham interesse em saúde da mulher e do recém-nascido.

A qualificação profissional pós-curso

Os seus conhecimentos se estenderão desde o planejamento familiar até a prestação de cuidados no pós-parto, tanto à mãe quanto ao recém-nascido. O amplo currículo do curso inclui a capacitação para a realização de exames preventivos do câncer de mama e do colo uterino, do pré-natal de baixo risco e do parto normal. Você também saberá identificar riscos obstétricos e perinatais que precisem ser encaminhados para outros profissionais, bem como o cuidado à puérpera e recém-nascido no Alojamento Conjunto. Com atitude investigativa, você conseguirá elaborar projetos de pesquisa para contribuir com esta área do conhecimento. Por meio da sua atuação, você ainda participará do cumprimento dos objetivos do milênio da Unicef, entre eles a promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades