Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva

Período Início do curso: 06/04/2018 Término do curso: 20/12/2019

Datas sujeitas a alterações.

Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre
Dias das aulas Sexta-feira à tarde e à noite, e sábado pela manhã
Quinzenalmente

Para que

Unidades de Terapia Intensiva são setores estratégicos na rede de cuidado aos pacientes críticos e envolvem recursos tecnológicos e terapêuticos de ponta. Nesse contexto, é de extrema importância profissionais preparados, que tem como diferencial o raciocínio clínico e a rápida tomada de decisões. É aí que entra a Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva, que tem como objetivo proporcionar atividades teóricas e práticas que auxiliem o enfermeiro a desenvolver as competências necessárias para o cuidado e a gestão em UTI, atingindo um novo patamar de excelência em sua formação profissional.

Esta especialização também colabora com o desenvolvimento das competências necessárias para o enfermeiro adquirir o título da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI). Desde 2017, coordenadores de enfermagem da UTI precisam, além de ter diploma de especialista na área, ser titulado pela ABENTI.

Pensando em fortalecer as competências necessárias para o cuidado ao paciente criticamente enfermo, ainda são oferecidos aos alunos dois cursos: Advanced Cardiac Life Suport (ACLS) e o Certificado para Inserção de PICC.

Para quem

O curso tem como público-alvo enfermeiros com registro ativo junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) que desejam tornar-se especialistas no cuidado ao paciente criticamente enfermo. Esses profissionais estarão aptos a trabalhar em unidades de terapia intensiva adulta, com qualidade, eficiência e resolutividade, atuando com autonomia junto a uma equipe multidisciplinar.

A qualificação profissional pós-curso

Pelo conhecimento teórico-prático adquirido, os profissionais sairão do curso especialistas aptos ao cuidado do paciente em terapia intensiva e terão segurança para promover reflexões sobre cuidado e saúde na UTI e no contexto hospitalar em geral. Serão desenvolidas competências como a capacidade de solucionar problemas, de gerenciar a rotina, os materiais e recursos humanos na Terapia Intensiva, além da promoção de melhorias na interação com a equipe multidisciplinar e a família do paciente.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades