Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

Período Aula magna: 27/3/2015 Início do curso: 10/4/2015 Término das atividades: 18/12/2015 Entrega da monografia: 1/4/2016 Término do curso: 4/6/2016
Carga horária 440 horas
Local Unisinos CIEE Porto Alegre
Dias das aulas Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Confira horário das aulas práticas.

A Especialização Enfermagem em Estomaterapia visa qualificar o profissional enfermeiro nas áreas de estomias, feridas e incontinência anal e urinária. Adota perspectiva de atendimento integral do ser humano, utilizando o raciocínio e julgamento clínico com bases nas evidências científicas mais avançadas. Busca desenvolver competências em processos de cuidado, cujo foco de ação está voltado à segurança, qualidade e planejamento de terapêutica adequada a cada paciente com estomias (digestivas, respiratórias, urinárias, e fístulas digestivas), uso de cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinência urinária e anal. Além disso, qualifica o enfermeiro para administrar recursos humanos e materiais nas áreas mencionadas. Este curso atende às exigências da Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST, e é credenciado junto ao Conselho Mundial de Estomaterapia – WCET.

A estrutura curricular segue as exigências do mercado e busca sempre as melhores evidências científicas, visando que os egressos do curso saiam capacitados para a melhor assistência ao paciente que necessita dos cuidados do Estomaterapeuta.

Objetivo geral

Qualificar enfermeiros para utilizar o raciocínio e julgamento clínico com bases nas evidências científicas mais avançadas, para o atendimento de pessoas com incontinência anal e/ou urinária, com lesões de pele, fístulas e portadores de estomas, visando aperfeiçoar suas competências em processos de cuidado, onde o foco de suas ações esteja voltado para a segurança, qualidade e programação de terapêutica adequada à diversidade de pacientes.

Objetivos específicos

    • Desenvolver os enfermeiros da área hospitalar e da saúde coletiva para o cuidado através da associação de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para o raciocínio e julgamento clínico para prestar assistência ao indivíduo estomizado em todas as suas fases (pré, intra, pós operatória) e àqueles que apresentem fístulas digestivas, uso de cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinência urinária e anal;
    • Mobilizar atividades educativas na área de Estomaterapia;
    • Fomentar pesquisas científicas e publicações na área da enfermagem em Estomaterapia;
    • Auxiliar no fortalecimento da prática assistencial e da organização de serviços especializados, com foco na qualificação, segurança e na eficiência do cuidado e dos serviços de curativos e estomizados nos âmbitos hospitalar, domiciliar e da saúde comunitária.

Público de interesse

Enfermeiros com registro no COREN, com pelo menos dois anos de experiência.

Perfil do futuro profissional

Ao final do curso o aluno deverá demonstrar competências para:

      • Prestar assistência com postura ética e técnica adequada aos procedimentos, visando a promoção da qualidade de vida ao indivíduo estomizado (nas fases pré, intra e pós-operatória), com fístulas digestivas, em uso de cateteres e drenos, com feridas agudas e crônicas (em todas as fases do processo de cicatrização), e com incontinência urinária e anal;
      • Realizar atividades educativas na área da Estomaterapia junto a clientes, família e equipes interdisciplinares;
      • Atuar na prática assistencial e na organização e planejamento de serviços especializados, com foco na qualificação, segurança e na eficiência do cuidado e dos serviços de Curativos e Estomizados nos âmbitos hospitalar, domiciliar e da saúde comunitária;
      • Realizar pesquisas na área da enfermagem em Estomaterapia buscando soluções, inovações e construção do conhecimento;
      • Promover a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento respeitando princípios éticos, na busca da excelência da produção de conhecimento e tecnologias em saúde.

Parceiros

A Especialização em Enfermagem em Estomaterapia conta com o seguinte parceiro: