Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

Período A definir
Carga horária 440 horas
Local Unisinos CIEE Porto Alegre
Dias das aulas A definir

A Estomaterapia é uma especialidade voltada para capacitar o enfermeiro ao conhecimento e cuidado dos indivíduos estomizados, portadores de feridas agudas e crônicas, fístulas, incontinências, drenos, sondas e com alterações reais ou potenciais da integridade tissular, tanto em nível hospitalar como ambulatorial e domiciliar. A Especialização em Enfermagem em Estomaterapia qualifica o enfermeiro nas áreas de estomias, feridas e incontinência anal e urinária, numa perspectiva de entendimento integral do ser humano e de sua relação com seu meio. A pós-graduação busca utilizar o raciocínio e julgamento clínicos com bases nas evidências científicas mais avançadas, com competências em processos de cuidado onde o foco de suas ações esteja voltado para a segurança, qualidade e programação de terapêutica adequada a cada paciente, que apresente necessidade de intervenção imediata, mediata e tardia. O curso atende às exigências da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST).

Objetivos

O curso visa instrumentalizar enfermeiros da área hospitalar e da saúde coletiva para o cuidado associado a conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas ao raciocínio e julgamento clínico, para prestar assistência à pessoa estomizada em todas as fases que envolvem o processo de inserção de uma ostomia (pré, intra, pós-operatória), bem como com cateteres e drenos, fístulas digestivas, feridas agudas e crônicas, incontinência urinária e anal; mobilizar atividades educativas na área de Estomaterapia; fomentar pesquisas científicas e publicações na área da enfermagem em Estomaterapia.

Público de interesse

Enfermeiros com registro no COREN.

Perfil do futuro profissional

Ao final do curso o aluno será capaz de:

  • Prestar assistência ao indivíduo estomizado em todas as suas fases;
  • Realizar atividades educativas na área da Estomaterapia junto a clientes, família e equipes interdisciplinares;
  • Atuar na prática assistencial e na organização de serviços especializados, com foco na qualificação, segurança e na eficiência do cuidado e dos serviços de curativos e estomizados nos âmbitos hospitalar, domiciliar e da saúde comunitária;
  • Realizar pesquisas na área, buscando soluções, inovações e construção do conhecimento;
  • Promover a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, na busca da excelência da produção de conhecimento e tecnologias em saúde.

Parceiros

A Especialização em Enfermagem em Estomaterapia conta com o seguinte parceiro: