Educação Infantil
Local
Campus São Leopoldo
Dias de aula
Semanalmente.
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Nas quintas e sextas-feiras, das 19h20 às 22h20 (semanal) e um sábado mensal, das 8h30 às 15h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
Como construção histórica e cultural, a infância muda no tempo e no espaço, exigindo sempre novas práticas pedagógicas que respeitem a sua dimensão plural. Entender as crianças na atualidade é um desafio que requer profissionais com bases éticas, políticas e culturais. Na Especialização em Educação Infantil, você é preparado para potencializar as experiências em diversas linguagens e contextos, sempre problematizando os conceitos de infância, cultura e educação, além dos próprios currículos escolares.
Você será qualificado para a gestão, supervisão, orientação e docência em Educação Infantil, incluindo em instituições não escolares que promovam políticas ou práticas relacionadas à infância. Por meio de orientações didático-pedagógicas nacionais e internacionais, com incentivo à pesquisa na área e estudos para o desenvolvimento de novas políticas no âmbito da infância, você será capacitado para problematizar as concepções de infância na pós-modernidade, além de discutir acerca dos novos discursos sobre a mídia, a cultura e as relações com as diversas linguagens presentes e ausentes, tanto na Pedagogia e nos currículos de escolas infantis, quanto em áreas da saúde, nutrição, biologia, serviço social, psicologia, sociologia e arte.
A proposta do curso é apresentar os estudos em três eixos. O primeiro, “Visões Múltiplas da Infância”, reflete sobre os diferentes olhares, problematizações e abordagens a respeito da temática, considerando dimensões psicológicas, históricas, culturais, da arte, da política e sociais. O segundo eixo, “Infância e Escolas”, foca em instituições que atendem crianças de 0 a 6 anos e trata sobre práticas pedagógicas, a partir de diferentes abordagens, além do cotidiano pedagógico de uma escola infantil. O terceiro eixo é o da “Infância e Linguagens”, que aborda diferentes linguagens articuladas com os campos de experiências, apontadas pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Ao longo do curso você ainda realizará um Projeto Aplicado, caracterizado por uma intervenção em um ambiente educativo. O currículo também conta com uma Atividade Integradora – o SARAU Infância – que reúne os professores e alunos para vivências artísticas e reflexivas sobre a temática da infância.
Para quem
Compreender e lidar com as infâncias não é nem deve ser competência de nenhuma disciplina específica. O curso beneficiará uma ampla gama de profissionais que tenham afinidade e interesse pelo tema, especialmente aqueles formados em áreas como Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Letras, Ciências Sociais e Arte, além de bacharéis em Psicologia, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Comércio Exterior.
A qualificação profissional pós-curso
Consciente da singularidade de cada criança, você as tratará respeitando seus diferentes contextos. Esse rigor dará seriedade e compromisso ao seu trabalho e à educação, nas suas diversas áreas de abrangência. Você conhecerá as políticas para a infância e os avanços teóricos e práticos na educação para crianças. A sua própria linguagem será ressignificada pelo curso, inclusive levando você a redescobrir dimensões expressivas abandonadas ao longo da vida e que, durante a atuação educativa, voltarão a se mostrar pertinentes.
Confira também:
Coordenação do Curso
Paulo Sérgio Fochi
E-mail: pfochi@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Eixo - VISÕES MÚLTIPLAS DA INFÂNCIA
Infância, representações e Política (24h)
Infância e perspectivas bio-psico-social (24h)
Infância e Arte (24h)
Eixo - INFÂNCIAS E ESCOLAS
As crianças e o sentido do brinquedo e do brincar (24h)
Visibilizando as experiências das crianças: documentação pedagógica de percursos (24h)
Trabalhando com projetos na Educação Infantil (12h)
Eixo - INFÂNCIA E LINGUAGENS
Traços, letras, palavras, textos (24h)
Linguagem poética / literária – Era uma vez e... é ainda? (12h)
Cores, formas, imagens, texturas (12h)
Sons, movimentos, ritmos (12h)
Objetos, seu conhecimento, relações, organização no tempo e espaço (24h)
O que podemos fazer com as máquinas que inventamos? (12h)
Linguagens da natureza e as linguagens da cultura – Conhecimento do mundo (12h)
Atividades Integradoras - Sarau Infância (12)
Preparação para Projeto Aplicado (36h)
Projeto Aplicado
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Educação Infantil tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Beatriz Sallet
Doutora e Mestre em Comunicação. Bacharel em Jornalismo. É docente nos cursos de Comunicação, na Unisinos e na especialização em Educação Infantil. Experiência profissional de mais de duas décadas em jornalismo e fotojornalismo, nas funções de repórter, repórter fotográfica, edição de jornais e assessoria de imprensa. Trabalha com fotografia institucional/corporativa, fotografia de gastronomia, de arquitetura, paisagística e fotografia de família.
Bianca Sordi Stock
Psicóloga Clínica, Educacional e Social, Mestre em Psicologia Social, Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência, MBA em Liderança e Estratégia Organizacional, Coordenadora de Grupos pelo Instituto Pichon Rivière, Consultora em Encorajamento e Educadora Parental Certificada. Diretora da Vinculum Consultoria e Psicoterapia. Experiência profissional na clínica, em escolas, políticas públicas para a infância, saúde mental e populações em situação de vulnerabilidade.
Camila Bettim Borges
Pedagoga, mestra e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Linha Estudos Sobre Infâncias. Realizou intercâmbio internacional na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e estágio na Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa (2013). Integra o GEIN - Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Educação / UFRGS, é professora na área de Educação Infantil e atua, também, na formação de educadores da infância.
Carla Cristine Wittmann Chamorro
Mestre em Educação, licenciada em Matemática e Ciências Biológicas. Atualmente é docente em cursos de Graduação especialização da Unisinos. Foi coordenadora de área do subprojeto Matemática do PIBID da Unisinos Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de matemática, alfabetização e educação, formação de professores e projetos culturais.
Clarice De Campos Bourscheid
Graduada em música e doutora em Educação. É especialista em Pedagogia da arte e mestre em Educação. Clarice tem na música e na voz um elo para uma formação humana, atuando na educação infantil e na formação de professores, bem como com aulas de canto e recitais de música.
Josiane Assis Pareja
Professora, Graduada em Pedagogia pela PUC São Paulo com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar, Pós-Graduada em Artes - Especialista em Linguagens da Arte com ênfase nas Artes Visuais pelo Instituto Maria Antonia - USP. Experiência como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil em escolas particulares de São Paulo. Assessora em escolas públicas e particulares no segmento da primeira infância com foco no currículo para a Educação Infantil, na formação dos professores e a prática pedagógica como objeto de reflexão e estudo permanentes. Ministra cursos e palestras sobre a Documentação Pedagógica a partir das práticas da Escola Ateliê Carambola. Participou de Grupos de Estudos na cidade de Reggio Emilia (Itália) nos anos de 2009, 2012, 2015, 2017, 2019, 2020 e 2023. Aprofunda sobre os Princípios Éticos, Estéticos e Políticos da Abordagem Reggiana no grupo de Estudo desde 2013. Hoje é diretora e formadora na Escola Ateliê Carambola.
Maria Carmen Silveira Barbosa
Graduada em Pedagogia, especialista em Alfabetização em Classes Populares e em Problemas no Desenvolvimento Infantil, mestre em Planejamento em Educação, Doutora e pós-doutora em Educação. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil.
Maria Guadalupe Casal
Guadalupe Casal é atriz, professora de teatro, diretora, e produtora cultural. Vencedora do Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz e dramaturgia (2014) por Franky/Frankenstein e de melhor produção (2012) por Aventuras no Fundo do Mar. É mestra em artes cênicas (PPGAC/UFRGS), Realizou estágio docente durante o mestrado dando aula na disciplina da graduação Práticas performativas em corpo e voz I. Pesquisa ações pedagogicas teatrais e construção dramatúrgica feminista. É bacharela e licenciada em teatro pelo Departamento de Arte Dramática (DAD/UGRGS). Realizou estágios de docência no Colégio de aplicação da UFRGS e no Colégio Júlio de castilhos. Atua desde 2005 no grupo Teatro Sarcáustico, onde desde 2009 coordena. junto a seus colegas, o núcleo pedagógico oferecendo laboratórios cênicos, oficinas e workshops. É co-fundadora da Cia T.O.D.A.S. (2017) junto à qual dirigiu o espetáculo Lúcia e o navio espaçonave.. Tem 15 anos de prática docente. Ministrou oficinas para crianças e professoras/es em diversas escolas e centros culturais como a Usina do Gasômetro, o Sesc e a Casa de Cultura Mario Quintana. Foi professora das Escolas de Educação Infantil Aquarela e Infâncias, da Casa Elétrica e coordenou o núcleo de teatro do Colégio Mão de Deus. Atualmente integra a equipe do projeto Pequenices Arte e Educação e é do Projovem adolescente da Amurt-amurtel.
Paulo Sergio Fochi
Doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP) com bolsa sanduíche (CAPES) na Universitad de Barcelona - UB; Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio de missão científica na Universidad Publica de Navarra; Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos), professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação (Unisinos) na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos) e atua como um dos pesquisadores e formadores do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro de Special Interest Group (European Early Childhood Education Research Association - EECERA). Fundou e coordena o OBECI - Observatório da Cultura Infantil. Foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças. Tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês e Formação em Contexto
Queila Almeida Vasconcelos
Pedagoga com habilitação em Educação Infantil. Mestre e Doutoranda em Educação. Fundadora e diretora do Centro de Formação de Professores Ateliê de Educação Infantil: participação e protagonismo das crianças, pelo qual oferece cursos e palestras. Foi professora de Educação Infantil, Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Assessora Pedagógica da Cotidiana Escola de Educação Infantil em Porto Alegre e do Programa A União Faz a Vida da Cooperativa Sicredi.
Rita Jaqueline Morais
Graduada em Biologia e Especialista em Educação Infantil. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, atuando com o projeto Criança e Natureza. Foi assessora da Educação Infantil/Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo. Membro atuante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar OMEP/NH onde participa do grupo de estudos Criança e Natureza.
Rosane Romanini
Graduada em educação física, especialista em metodologia de educação física, especialista em Psicomotricidade Relacional, Mestre em Educação. Professora de educação física, dança e psicomotricidade da rede municipal de NH. Formadora de professores de educação infantil com a temática da Psicomotricidade Relacional em NH e região. Coordenadora do projeto da OMEP/NH de 10 Brinquedotecas Multiculturais. Participante da elaboração da Lei da semana do brincar de NH e região.
Sabrina Vier
Professora na Educação Básica há 28 anos, atuando com vivências literárias e ensino e aprendizagem de escrita. Professora no Curso de Letras da Unisinos. Professora convidada no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Doutora em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente com os seguintes temas: enunciação, discurso, enunciação e literatura, alfabetização e letramento e ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
Sariane Da Silva Pecoits
Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil, Mestre e doutoranda em Educação. Professora concursada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no Curso Normal, nas disciplinas de Ação Pedagógica e na supervisão de estágios.