Especialização em Educação Infantil

Período Início do curso: abril/2018
Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019 Término do curso: 26/04/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre
Dias das aulas Quintas e sextas-feiras à noite e sábado pela manhã
Quinzenalmente

Para que

Como construção histórica e cultural, a infância muda no tempo e no espaço, exigindo sempre novas práticas pedagógicas que respeitem a sua dimensão plural. Entender as crianças na atualidade é um desafio que requer profissionais com bases éticas, políticas e culturais. Na Especialização em Educação Infantil, você é preparado para potencializar as experiências em diversas linguagens e contextos, sempre problematizando os conceitos de infância, cultura e educação, além dos próprios currículos escolares.

Você será qualificado para a gestão, supervisão, orientação e docência em Educação Infantil, incluindo em instituições não escolares que promovam políticas ou práticas relacionadas à infância. Por meio de orientações didático-pedagógicas nacionais e internacionais, com incentivo à pesquisa na área e estudos para o desenvolvimento de novas políticas no âmbito da infância, você será capacitado para problematizar as concepções de infância na pós-modernidade, além de discutir a cerca dos novos discursos sobre a mídia, a cultura e as relações com as diversas linguagens presentes e ausentes, tanto na Pedagogia e nos currículos de escolas infantis, quanto em áreas da saúde, nutrição, biologia, serviço social, psicologia, sociologia e arte.

A proposta do curso é apresentar os estudos em três eixos. O primeiro, “Visões Múltiplas da Infância”, reflete sobre os diferentes olhares, problematizações e abordagens a respeito da temática, considerando dimensões psicológicas, históricas, culturais, da arte, da política e sociais. O segundo eixo, “Infância e Escolas”, foca em instituições que atendem crianças de 0 a 6 anos e trata sobre práticas pedagógicas, a partir de diferentes abordagens, além do cotidiano pedagógico de uma escola infantil. O terceiro eixo é o da “Infância e Linguagens”, que aborda diferentes linguagens articuladas com os campos de experiências, apontadas pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Ao longo do curso você ainda realizará um Projeto Aplicado, caracterizado por uma intervenção em um ambiente educativo. O currículo também conta com uma Atividade Integradora – o SARAU Infância – que reúne os professores e alunos para vivências artísticas e reflexivas sobre a temática da infância.

Para quem

Compreender e lidar com as infâncias não é nem deve ser competência de nenhuma disciplina específica. O curso beneficiará uma ampla gama de profissionais que tenham afinidade e interesse pelo tema, especialmente aqueles formados em áreas como Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Letras, Ciências Sociais e Arte, além de bacharéis em Psicologia, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Comércio Exterior.

A qualificação profissional pós-curso

Consciente da singularidade de cada criança, você as tratará respeitando seus diferentes contextos. Esse rigor dará seriedade e compromisso ao seu trabalho e à educação, nas suas diversas áreas de abrangência. Você conhecerá as políticas para a infância e os avanços teóricos e práticos na educação para crianças. A sua própria linguagem será ressignificada pelo curso, inclusive levando você a redescobrir dimensões expressivas abandonadas ao longo da vida e que, durante a atuação educativa, voltarão a se mostrar pertinentes.

Como funciona o Processo Seletivo

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades