Especialização em Educação Especial Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado

Período Início do curso: 05/04/2018 Término do curso: 11/01/2020

Datas sujeitas a alterações.

Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos Porto Alegre
Dias das aulas Quintas e sextas-feiras à noite e sábado pela manhã
Quinzenalmente

Para que

Todos passamos por processos de inclusão e exclusão social. A própria linguagem abre ou fecha portas através de etiquetas de gênero, sexualidade, raça e diversas outros mecanismos hierárquicos.

A Especialização em Educação Especial Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado qualifica profissionais para atuarem de forma comprometida com as diferenças sociais e culturais, de pessoas com ou sem deficiência. O objetivo maior conscientizar o aluno para a busca de um modo de vida inclusivo, pautado em princípios éticos e de responsabilidade social, em que todas e todos os envolvidos sintam-se protagonistas de suas vidas.

Pensando nas necessidades do mercado de ensino, a especialização prepara profissionais para trabalharem nas salas de aula comuns, das escolas regulares, e nas salas de recursos multifuncionais e nos centros especializados. Já no ambiente empresarial, a educadora e o educador serão qualificados para trabalharem nos diferentes ambientes de atendimento especializado, para refletirem e articularem a melhor forma de inclusão no ambiente de trabalho, oferecendo condições físicas, humanas, ambientais, materiais e pedagógicas para o atendimento da pessoa com deficiência em todos os espaços.

Para quem

A especialização é inclusiva, acolhendo profissionais com cursos superior nas mais diversas áreas, que estejam interessados na inclusão em escolas, empresas e outras instituições. O curso beneficiará diretamente as atuações de professores das escolas municipais, estaduais e particulares, pedagogos e demais licenciaturas, além de outros profissionais interessados na temática da Educação Especial e da Educação Inclusiva.

A qualificação profissional pós-curso

Em primeiro lugar, você compreenderá os conceitos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e os sujeitos envolvidos nesse processo. A partir dessa compreensão você será capaz de ampliar os espaços de debates nas escolas e nas empresas, oportunizando situações de criação de estratégias de intervenção pedagógicas inclusivas.

Você estabelecerá relações entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a sala de aula comum, promovendo a aprendizagem dos alunos com deficiência forma conjunta e participando do processo organizativo e burocrático da constituição do projeto pedagógico da instituição. Ainda pensará em propostas de acessibilidade que ofereçam condições físicas, humanas, ambientais, materiais e pedagógicas para o atendimento da pessoa com deficiência, compreenderá o movimento da Cultura Surda, a Língua Brasileira de Sinais e a perspectiva bilíngue, comunicando-se de forma inicial na Língua Brasileira de Sinais.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: [email protected]

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122

 


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades