Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas

Período Início do curso: 13/04/2018 Término do curso: 14/12/2019

Datas sujeitas a alterações.

Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos São Leopoldo
Dias das aulas Sexta-feira à noite e sábado pela manhã e à tarde
Quinzenalmente

Para que

Um trabalho comprometido com os direitos humanos ajuda a construir uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. A Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas desenvolve as competências e habilidades necessárias diante das mais diversas violações de direitos reconfiguradas e ampliadas na realidade brasileira e mundial, que exigem uma tomada de posição das mais diversas categorias profissionais, governo, sociedade civil, movimentos sociais e demais espaços sócio-ocupacionais.

Um dos diferenciais desta especialização é a problematização dos direitos humanos correlacionada às políticas públicas. Seja nos contextos urbano e rural, na perspectiva da diversidade ou na proteção social a variados segmentos sociais em situação de vulnerabilidade e risco sociais, o aluno será capacitado a identificar, prevenir e enfrentar as violações dos Direitos Humanos e dos contextos autoritários, discriminatórios, preconceituosos e punitivos que desconstroem a democracia e o Estado de Direito.

De caráter interdisciplinar, o curso aprofunda o estudo dos marcos históricos, filosóficos, políticos e sociais dos Direitos Humanos, tanto no Brasil quanto no mundo. O aluno aprende a vincular os Direitos Humanos às suas origens sociais e históricas, adquirindo uma visão crítica e atualizada para os desafios do mundo contemporâneo. Extremamente importantes diante dos embates políticos atuais no país, as aulas também contribuem para ressignificar a representação social dos Direitos Humanos.

Para quem

Todos deveriam conhecer e defender os direitos básicos. Em outras palavras, a formação na área se estende idealmente a toda a sociedade. De forma mais direta, a especialização enriquecerá a atuação de profissionais como assistentes sociais, advogados, sociólogos, psicólogos, professores, pedagogos e educadores.

A qualificação profissional pós-curso

Conhecendo as bases sociais e históricas dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo, você desenvolverá análises e argumentos com fundamento filosófico e visão crítica, capaz de atualizar reflexões para o contexto contemporâneo. Atento a todos os mecanismos legais e institucionais de promoção e garantia dos Direitos Humanos, você conseguirá avaliar programas e serviços das políticas públicas e sociais, propondo iniciativas originais adequadas a cada realidade social.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades